Arte & Lazer, Roteiro

Sesc Santo André celebra a infância e sertão do Cariri durante as férias

Sesc traz “É tempo de cabinha”. Foto: Guilherme Luiz de CarvalhoNo mês das férias, o Sesc Santo André mergulha no universo dos “cabinhas”, meninas e meninos do sertão do Cariri que trazem uma cultura de brincadeiras e jogos para todas as crianças. A programação especial É tempo de cabinha! é inspirada no livro Terra de cabinha, da jornalista Gabriela Romeu, que fez uma extensa pesquisa sobre a infância por todo o Brasil para apanhar causos, brincadeiras e contadores de história dos “cabinhas”.

Desde o dia 7, está aberta ao público o “Inventário dos Cabinhas – Instalação de Poéticas da Infância do Sertão”, com curadoria de Gabriela Romeu e Marlene Peret e fotografias de Samuel Macedo. Trata-se de uma pequena instalação onde é possível ao visitante ouvir os próprios cabinhas narrando suas peripécias e brincar de virar rei, mesmo que por apenas um dia. Com entrada franca, a instalação fica em cartaz no Espaço de Tecnologias e Artes até o dia 29.

Já a programação de teatro estreou no dia 8, quando a Damião e Cia de Teatro encenou o espetáculo “As presepadas de Damião”, uma comédia farsesca baseada no conto de origem medieval “O Ferreiro e a Morte”, uma fábula que pode ser encontrada nos registros literários de diversas culturas. No dia 29, domingo, é a vez da Cia da Tribo apresentar O reisado da borboleta, do maracujá e do pica pau, recriando um Natal bem brasileiro por meio de músicas tocadas ao vivo, bonecos e representações inspiradas na Commédia Dell´Arte.

Por sua vez, a Cia Carroça de Mamulengos realiza a “Folia de príncipe”, no dia 28, com participação especial do cantor Chico César e é uma “brincadeira andante”, inspirada nos reisados do Cariri. Os foliões utilizam bonecos e teatro de sombras para relembrar histórias natalinas enquanto percorrem os arredores da unidade. Todo o público é convidado a participar como “brincante”, cantando, dançando e tocando instrumentos.

Atrações musicais

Às terças-feiras, sempre às 16h, são realizadas as atrações musicais. No dia 10, Maria Carolina e Paulo Silva apresentam Brincadeiras Cantadas, uma intervenção musical brincante inspirada em cantigas populares recolhidas por importantes pesquisadores. No dia 17, Paulo Dantas oferece declamações, músicas, causos e brincadeiras para crianças de todas as idades na atividade Mundo Di Versos Encarnados. Finalmente, no dia 24, Cris Velasco apresenta Brincando com as Estrelas no Baile de Deus Menino, uma contação-espetáculo inspirada nos folguedos do sertão da Bahia.

A programação É tempo de cabinha! também inclui oficinas gratuitas abertas ao público. Até o dia 27, às terças e sextas-feiras, Gabriela Romeu ministra a oficina Inventário de infâncias, em que avós são convidados a relembrar e compartilhar histórias de sua infância com seus netos. Nos dias 14 e 21, A cultura dos Raizeiros do Norteste mostra um pouco da sabedoria popular que percorre diversas gerações Brasil afora. Nos dias 22 e 29, acontece a Oficina de Palhaço Mateus, com Natasha Faria, que também ministra a Oficina de Estandarte no dia 15. Já nos dias 19 a 26, é oferecida a Oficina de Confecção de Burrinhas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*