Últimas Notícias

Semasa realiza primeiro encontro de projeto que restaura sofás deixados em ecopontos

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nesta sexta-feira (23) o primeiro encontro do projeto De Volta Pra Sala. A nova ação da autarquia vai ensinar moradores da cidade a recuperar e vender sofás descartados pela população. A ideia inovadora é, além de sensibilizar os participantes para os prejuízos ambientais do descarte irregular destes móveis, estimular o cooperativismo entre eles.

Na apresentação, o superintendente do Semasa, Almir Cicote, destacou a importância da proposta para o meio ambiente, já que ela surgiu a partir da necessidade de dar aos sofás e colchões deixados nas 21 Estações de Coleta do Semasa – mais de 17 mil só em 2018 – uma destinação adequada. “Esse projeto visa principalmente a questão ambiental. E, ao final, espero que todos os participantes estejam aptos a fazer a transformação dos sofás. É mais um passo para a melhoria ambiental da cidade”, disse.

“Um sofá inteiro velho é um estorvo. Desmontado é uma oportunidade”, resumiu o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, José Elídio Moreira. Ele destacou que a ação quer estimular a cidadania, mas também dar aos participantes opções de trabalho e renda. “Ao término do projeto, queremos que vocês tenham caminhos profissionais e opções a seguir”, disse.

Os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre gestão de resíduos sólidos, tapeçaria, cooperativismo e empreendimento solidário, além de visitas ao Aterro Sanitário e Central de Triagem de Recicláveis.

Quem ainda quiser se ins­crever no De Volta Pra Sala pode ligar para o Semasa, no telefone 4433-9039.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*