Esportes, Futebol, Libertadores

Seis brasileiros avançam, e Atlético-MG tem melhor campanha da Libertadores

Lucas Barrios comemora um dos gols do Grêmio na Arena. Foto: Divulgação/GrêmioTerminou ontem (25) a fase de grupos da Copa Libertadores. O principal torneio de futebol da América do Sul já conhece seus 16 classificados às oitavas de final.

Dentre os times brasileiros, apenas Flamengo e Chapecoense não se classificaram. Os dois, porém, se garantiram na terceira posição de seus grupos (4 e 7, respectivamente) e marcarão presença na segunda fase da Copa Sul-Americana 2017.

Os demais seis brasileiros estão nas oitavas de final da Libertadores: Atlético-MG (13 pontos), Grêmio (13), Palmeiras (13), Santos (12), Botafogo (10) e Atlético-PR (10) carimbaram os passaportes, mas apenas os paranaenses passaram em segundo lugar.

Dentre todos os classificados,  a melhor campanha ficou com o Atlético-MG: com 13 pontos, fechou a fase com saldo de 11 gols. Grêmio e Palmeiras também avançaram com 13 pontos, mas com saldo, respectivamente, de nove e quatro gols.

Invicto, porém, permanece apenas um time: o Santos. Com 12 pontos, avançou com três vitórias e três empates no Grupo 2. Segundo na chave, o The Strongest-BOL somou nove pontos.

Nas oitavas de final, os líderes de cada grupo enfrentam times que ficaram na segunda colocação. Os confrontos, porém, serão definidos por sorteio que a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) marcou para o dia 14 de junho, a ser realizado na sede da entidade em Luque, no Paraguai.

O chaveamento determinará os caminhos das equipes até as finais. Os jogos que definirão o campeão da Libertadores devem acontecer nos dias 22 e 29 de novembro.

Assim, no pote 1 entrarão Santos, Palmeiras, Atlético-MG, San Lorenzo-ARG, River Plate-ARG, Lanús-ARG, Botafogo e Grêmio. No 2 estarão Atlético-PR, The Strongest-BOL, Jorge Wilstermann-BOL, Godoy Cruz-ARG, Nacional-URU, Barcelona-EQU, Emelec-EQU e  Guaraní-PAR.

Últimos jogos

As partidas que definiram os três últimos grupos foram realizados ontem. Em Porto Alegre, o Grêmio confirmou a classificação e a primeira colocação do Grupo 8 ao vencer o Zamora-VEN por 4 a 0.

Na Argentina, pelo Grupo 1, o Botafogo perdeu para o Independiente por 1 a 0, mas avançou na primeira posição  devido à derrota do Barcelona-EQU para o Atlético Nacional-COL, em Medellín, por 3 a 1. O jogo marcou a despedida de Verón dos campos.

Pelo Grupo 3, o River Plate-ARG dependia de apenas um empate contra o Independiente Medellín-COL para ficar com a melhor campanha da fase, mas foi derrotado em casa por 2 a 1.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*