
O presidente da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski, assegurou ontem (26) investimentos de R$ 1,4 bilhão previstos pela montadora no Brasil, apesar do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de veículos pesados. O plano, a ser executado até 2024, foi anunciado em maio do ano passado, na esteira de um programa de investimentos que destinou outros R$ 2,6 bilhões à operação da marca sueca no país.
A montadora pretende direcionar os novos investimentos à atualização das linhas de produção da fábrica localizada em São Bernardo, assim como a projetos de combustíveis alternativos.
“O investimento já tinha sido anunciado, mas antes da pandemia. Aproveito para anunciar que nossos investimentos estão confirmados”, afirmou Podgorski, durante o congresso Perspectivas 2021, realizado em formato online pela editora Autodata.
PRODUÇÃO EXTRA
O presidente da Scania para a América Latina afirmou que acredita em um crescimento da economia brasileira de, no mínimo, 3% no ano que vem. Podgorski informou ainda que a montadora agendou produção extra aos sábados para atender a retomada das encomendas.
“De uma situação na qual prevíamos parar por muitos dias úteis em meio à pandemia, já temos vários sábados agendados de produção”, comentou o executivo.
Em setembro, a Scania teve 586 caminhões e ônibus licenciados no país, volume 6,7% superior ao apurado em agosto, mas 57,5% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No ano, a montadora acumula 5.825 unidades vendidas, queda de 43,8% em relação ao total comercializado entre janeiro e setembro de 2019.