
O governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (2) que o Instituto Butantan iniciou o envio da documentação exigida pelo Ministério da Saúde para registro da Coronavac como uma vacina contra o coronavírus. O imunizante é desenvolvido pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Life Science.
“O objetivo é tornar o mais rápido possível, dentro das normas científicas e do protocolo da Anvisa, o processo de registro da Coronavac, uma das vacinas mais promissoras na sua última etapa de testagem em todo o mundo”, afirmou.
A documentação foi enviada por meio de uma plataforma digital da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar os processos de registro de potenciais candidatas a vacinas contra o coronavírus.
Após resultados positivos nas duas primeiras etapas de estudos clínicos com milhares de voluntários na China e no Brasil, a Coronavac está no estágio final de testagem para atestar a eficácia na prevenção à covid-19.
O Butantan enviou à Anvisa avaliação de dados preliminares de produtos biológicos para coronavírus e os relatórios de eficácia e segurança obtidos até o momento com a Coronavac em testes não-clínicos (feitos em laboratório ou em animais antes da testagem em humanos).
Na quinta (1º), a Anvisa confirmou que pode flexibilizar os critérios de eficácia para aprovar vacinas contra a doença, desde que em conformidade com parâmetros internacionais de regulação.
De acordo com o Butantan, a expectativa é que os voluntários sejam todos vacinados ainda em outubro, com imediato pedido de aprovação emergencial da Coronavac se a vacina for bem-sucedida. A meta é iniciar a campanha de vacinação contra o coronavírus na segunda quinzena de dezembro, com prioridade para profissionais de todas as unidades públicas e privadas de saúde.
CASOS
Até o dia 15 de outubro, o Estado poderá ter de 1,10 milhão a 1,15 milhão de casos do novo coronavírus. A previsão foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Centro de Contingência do Coronavírus, que estima que São Paulo pode ter entre 38 mil e 39 mil mortes por coronavírus até essa data.
Segundo balanço, o Estado tem 997.333 casos confirmados do novo coronavírus, com 35.956 mortes. O estado deve chegar a 1 milhão de casos confirmados hoje (3). Do total de casos diagnosticados, 857.393 pessoas estão recuperadas, sendo 109.051 delas após internação.