Esportes, Paulistão

São Caetano terá Santos, Red Bull e Ponte em chave no Paulistão

São Caetano terá Santos, Red Bull e Ponte em chave no Paulistão
Azulão integra o Grupo A, juntamente com Santos, Red Bull Brasil e Ponte Preta. Foto: Divulgação/FPF

O São Caetano conheceu, nesta terça-feira (23), sua chave no Campeonato Paulista de 2019. Único representante do ABC na elite do Estadual, o Azulão integra o Grupo A, juntamente com Santos, Red Bull Brasil e Ponte Preta.

O sorteio das chaves ocorreu durante o Conselho Arbitral, realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), que também divulgou o regulamento da competição.

O Grupo B terá Palmeiras, Novorizontino, São Bento e Guarani, enquanto o C será formado por Corinthians, Bragantino, Ferroviária e Mirassol. Por fim, o Grupo D terá São Paulo, Botafogo, Ituano e Oeste.

O Paulistão terá início no dia 20 de janeiro e se estenderá até 21 de abril. A fórmula de disputa será a mesma dos últimos anos: as 16 equipes participantes foram divididas em quatro grupos. Os times da mesma chave não se enfrentam na primeira fase.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam as quartas de final, que serão realizadas em jogos de ida e volta. O mesmo acontece na semifinal e na final.

Os clubes poderão inscrever 26 atletas na lista A. Também poderão registrar jogadores formados nas categorias de base, que integrarão a lista B, sem limite de atletas. Porém, apenas cinco inscritos nesta relação poderão estar em campo simultaneamente.

“Estamos nos preparando, após a saída da Copa Paulista. Vamos nos organizar para o Paulistão, competição que é sempre difícil. Vamos buscar bons resultados e a permanência nesta divisão”, afirmou o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza.

Ainda segundo o dirigente, o desempenho do Azulão na última edição do Paulistão foi satisfatório, pois possibilitou a permanência na elite e a conquista da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

“Fomos bem contra o São Paulo (nas quartas de final) e, por uma infelicidade, ficamos de fora da competição. Porém, o mais importante foi alcançado: nossa permanência no Paulistão”, concluiu Nairo.

O único clube que não enviou representante ao Conselho Arbitral foi o Palmeiras, que rompeu relações com a FPF desde a segunda partida da final do Estadual, quando o time perdeu para o Corinthians por 1 a 0 e viu o rival conquistar o título nos pênaltis.

Na oportunidade, o time alviverde reclamou de interferência externa após o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltar atrás na marcação de pênalti de Ralf em Dudu, no segundo tempo. O clube recorreu à Justiça Desportiva, mas não obteve sucesso no caso.

 

Após polêmica em final, FPF confirma VAR no mata-mata

A grande novidade do Paulistão 2019 será a implementação do árbitro de vídeo (VAR) nas 14 partidas que compõem a fase de mata-mata do Estadual. Todos os gastos serão custeados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

A adoção da tecnologia ocorre após a polêmica da decisão deste ano, quando o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na marcação de um pênalti do corintiano Ralf no palmeirense Dudu, na etapa complementar do segundo jogo da decisão.

A competição terá também a gravação da conversa entre a equipe de arbitragem. Porém, segundo a entidade, a medida visa apenas o “aprimoramento interno”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*