Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

São Caetano se destaca em rankings de segurança, segundo o Sou da Paz

São Caetano se destaca em rankings de segurança, segundo o Sou da Paz
Integração entre as forças policiais é apontada como um dos motivos do bom resultado. Foto: Divulgação

Segundo pesquisa do Instituto Sou da Paz, São Caetano é a cidade mais segura do ABC e a sétima do Estado de São Paulo. O estudo foi divulgado em abril e está disponível no site www.soudapaz.com.br. Esse resultado é fruto do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Segurança em ações integradas com as polícias Militar e Civil, além de investimentos o setor.

Outro destaque da cidade é no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, publicado pela Unesco em dezembro de 2017, em que São Caetano aparece como a mais segura do país para jovens entre 15 e 29 anos.

A secretária de Segurança, Elaine Biasoli, ressaltou a integração entre as forças policiais como um dos motivos do êxito. “Para manter os índices criminais baixos, temos realizado operações em conjunto entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e as polícias Civil e Militar. Periodicamente, fazemos o mapeamento dos pontos críticos e dos dados de incidência criminal, sobre os quais são traçadas as estratégias operacionais”, afirmou.

Desde o ano passado, a prefeitura tem feito investimento na área. Entre as principais ações estão o convênio com o governo do Estado para a implementação do Programa Detecta, que colocou câmeras de monitoramento em todas entradas e saídas do município; o aumento no efetivo da GCM (18 novos guardas) e a aquisição de novos equipamentos e munição.

Também para garantir mais policiamento nas ruas, a administração municipal assinou convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para oferecer a Atividade Delegada. Com a Guarda Civil Municipal foi ampliado o programa de Atividade Diferenciada. Ambas ações possibilitam o trabalho em escala especial, proporcionando mais guardas e policiais trabalhando pelos bairros.

Queda

Além de estar entre as cidades com menor índice de violência, comparada a outros municípios paulistas, internamente São Caetano também apresenta tendência de queda na criminalidade: entre março de 2017 e março de 2018 houve queda de 31 para 16 registros de ocorrências de roubo de veículos. Nos demais tipos de roubo, a queda foi de 77 ocorrências registradas para 44.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*