Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

São Caetano retoma Campanha de Saúde Bucal nas escolas

Os pequenos da EMEI Emílio Carlos participaram de atividades lúdicas como teatro de fantoches e um filme publicitário informando sobre a importância da escovação. Crédito: Eric Romero/PMSCS
Os pequenos da EMEI Emílio Carlos participaram de atividades lúdicas como teatro de fantoches e um filme publicitário informando sobre a importância da escovação. Crédito: Eric Romero/PMSCS

A Campanha de Saúde Bucal foi retomada nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura de São Caetano. Profissionais de Odontologia foram às escolas municipais levando informações de prevenção e conscientizando a comunidade escolar para a necessidade de consultas periódicas ao dentista. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola.

No primeiro dia, os pequenos da EMEI Emílio Carlos participaram de atividades lúdicas como teatro de fantoches e um filme publicitário informando sobre a importância da escovação. As equipes da Saúde Bucal passaram o dia todo nas escolas para que as apresentações e instruções sejam feitas sala por sala, respeitando as regras sanitárias.

Devido à pandemia de covid-19, ainda não serão feitas consultas odontológicas nas escolas. Mas as famílias serão orientadas a procurar as Unidades Básicas de Saúde para a realização de exames preventivos.

“Todas as UBSs estão com acesso para atendimento dentário. Oferecemos serviços de urgência e emergência nas UBSs, no horário de funcionamento, e no Centro Odontológico (Rua Lourdes, 525, Bairro Nova Gerty), de domingo a domingo, por 24 horas. Necessitando, basta procurar a UBS mais próxima da residência”, destacou Ingrid Calmona, coordenadora de Odontologia.

A campanha de saúde bucal é a primeira de uma série de ações que serão realizadas pelos próximos meses dentro do Programa Saúde na Escola (PSE). São Caetano  integra as ações educativas e avaliativas do Programa Saúde na Escola desde 2013. O programa foi instituído pelos ministérios da Saúde e da Educação, e definia, inicialmente, 12 temas (saúde ocular, auditiva, prevenção à hanseníase, verminoses, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, ações de combate ao Aedes aegypti etc).

Em 2019, por iniciativa própria, São Caetano resolveu incluir um 13º tema; Promoção de Saúde Mental e Identificação de Alunos com Possíveis Sinais de Alteração. E, com o advento da pandemia, incluiu-se também prevenção à covid-19.

Esses temas serão trabalhados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, em parceria com os profissionais de Educação, buscando atender às necessidades específicas do público de cada escola.

“Nosso objetivo é criar pontes entre os profissionais, aproximando a escola da UBS de seu bairro, de modo a agilizar e facilitar o atendimento da comunidade escolar”, destacou a coordenadora do PSE, Christiane Laporta Minciotti . “Com esse projeto vamos agilizar o atendimento às nossas crianças”, complementou o secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*