Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

São Caetano está entre as 15 mais no Ranking Connected Smart Cities

São Caetano do Sul conquistou o título de cidade mais segura do Brasil; premiação ocorreu nesta quarta-feira. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
São Caetano do Sul conquistou o título de cidade mais segura do Brasil; premiação ocorreu nesta quarta-feira. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

São Caetano é a sexta colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, e ocupa a primeira posição no eixo Segurança. São Caetano obtém, ainda, a segunda colocação entre todas as cidades de 100 a 500 mil habitantes, e destaca-se em terceiro lugar entre as cidades da região Sudeste. O primeiro lugar geral no Ran­king ficou com São Paulo, o segundo foi para Florianópolis (SC), seguido de Curitiba. Na quarta posição está Brasília, e, em quinto, se posicionou Vitória (ES).

No Ranking Geral, São Bernardo aparece  na 23ª posição (cidade acima de 500 mil habitantes), Santo André, na 33ª posição, e Diadema na 54ª entre as 100 cidades listadas.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia até sexta-feira (3) a 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Ci­ties que traz dez finalistas com negócios inovadores para as cidades.

São Caetano também alcançou o segundo lugar em Educação e Economia, o quarto em Saúde e Gover­nança, e o sexto no Geral, que abrange 11 áreas. Entre as  cidades listadas no eixo Educação, além de São Caetano, do ABC aparece apenas São Bernardo, na 76ª posição.

São Caetano recebeu a premiação de cidade mais segura nesta quarta-feira. “Pensamos São Caetano para o presente e, principalmente, para o futuro. Trabalhamos com indicadores e planos de metas e o planejamento é preparado por meio dos sistemas e instrumentos da administração pública, co­mo PPA, LDO e LOA. Monitoramos as ações governamentais com foco no resultado, em políticas que, de fato, resultem na melhora da vida das pessoas. Fazemos mais ações com menos recursos”, afirmou o prefeito Tite Campanella, que participou da cerimônia.

No eixo Segurança, São Bernardo ficou com a 14ª posição e Diadema com a 43ª. Os demais municípios do ABC não constam na lista. No eixo Saúde, São Caetano ficou em 4º lugar, Diadema no 35º e São Bernardo no 78º.

O RANKING

O Ranking considera as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios), com o objetivo de definir as com maior potencial de desenvolvimento. Os 11 eixos temáticos são Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Ener­gia; Tecnologia e Inovação, Economia, Educação; Saúde, Segurança, Empreen­dedorismo e Governança.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

Para o presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ran­king, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

“A edição 2021 do Ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade”, disse Assumpção.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*