
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), autorizou nesta quarta-feira (31) a reforma da Escola Municipal Cleyde Apparecida Costa, na Vila Vitória, cujo prédio está ocioso, para implementação de uma creche. A nova unidade, que ficará em espaço anexo à EMEB Maria Rosa Barbosa, na região do Grande Alvarenga, contará com 150 vagas e atenderá crianças de zero a 3 anos. A previsão de entrega é janeiro de 2020.
“Educação não é gasto, mas sim, investimento no futuro de nossas crianças. Nossa gestão tem investido em diferentes frentes: entrega dos materiais escolares e uniformes no primeiro dia de aula; melhora da merenda escolar; investimento em reforma nas escolas; nas atividades pedagógicas e formação continuada dos professores; e também tem intensificado seus esforços para incluir todas as crianças com idade entre zero a 3 anos na rede municipal. Quando assumi a gestão, o déficit era de 5 mil vagas. Desde 2017, geramos mais de 3 mil novas matrículas”, afirmou Morando.
A fim de zerar a fila de espera para crianças de zero a 3 anos na rede municipal de ensino, além de autorizar a reforma no espaço, a administração municipal tem investido na instalação de creches parceiras. Três unidades foram abertas na cidade: no Baeta Neves (Santa Clara), Chácara Inglesa (Espaço Solidário) e Jardim do Lago (El Elion). Com essas novas unidades, a rede municipal de São Bernardo chega a 208 escolas, sendo 28 creches parceiras.
A secretária de Educação, Sílvia Donnini, enfatizou a importância do trabalho realizado pelos técnicos da pasta para atender às crianças dessa faixa etária. “A secretaria reorganizou as matrículas e, desta forma, geramos vagas em rede própria e com o auxílio da abertura de editais de chamamento a fim de conveniar creches parceiras. Esses espaços desfrutam a mesma qualidade oferecida nas escolas da rede, com uniformes, materiais e alimentação escolar, bem como o acompanhamento no atendimento pedagógico”, destacou.
ESPAÇOS OCIOSOS
A prefeitura tem priorizado a transformação de prédios públicos ociosos em de utilidade pública. Entre os imóveis recuperados estão a base da ROMU (Ronda Ostensiva Munaicipal), equipe especial da Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Assunção, a corregedoria da GCM, no Jardim do Mar, o antigo Espaço Henfil, transformado no Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), no bairro Baeta Neves, entre outros.