O presidente do São Bernardo, Thiago Ferreira, repetiu seu pai e antecessor no cargo, o deputado Luiz Fernando Teixeira, e reclamou da tabela do Campeonato Paulista, divulgada na sexta-feira (13) pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Para o jovem dirigente, que está há apenas três meses no cargo, o Tigre foi prejudicado, pois enfrentará a reta inicial da competição longe de sua torcida.
O clube argumenta que, dos primeiros seis jogos (metade da primeira fase), apenas dois serão disputados no Primeiro de Maio.
Nesse período, o Tigre vai enfrentar o São Bento, na segunda rodada, e o Mirassol, na quinta, em seus domínios. Os outros quatro jogos serão fora de casa: Grêmio Novorizontino, Palmeiras, Santo André e Ponte Preta.
Além disso, a diretoria do São Bernardo reclama que, no dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira, o São Bernardo vai enfrentar o Palmeiras às 19h30, no Allianz Parque, e apenas 62h30 depois vai a campo novamente contra o Santo André, às 10h de domingo, desrespeitando o mínimo de 72 horas entre jogos.
“Novamente o São Bernardo foi prejudicado pelo departamento de competições da federação. Teremos duas partidas em menos de 72 horas de intervalo entre elas. Ou seja, não teremos o tempo mínimo ideal para o jogador se recuperar adequadamente”, afirmou Ferreira, em nota publicada no site do clube.
Queixas recorrentes
As reclamações de Teixeira contra o regulamento do Estadual eram recorrentes. Em 2013, o agora ex-dirigente reclamou do fato de o São Bernardo ser o único time com sequência de três jogos fora de casa no Paulistão do ano seguinte. Ao final da competição, queixou-se do regulamento, que permitiu que o Penapolense se classificasse às quartas de final com menos pontos do que o Tigre.
Em novembro de 2015, após a definição do regulamento do Estadual do ano seguinte, Teixeira criticou o rebaixamento de seis equipes.
Elenco
Com duas semanas pela frente de preparação antes do início do Campeonato Paulista, o elenco do São Bernardo segue trabalhando firme em sua pré-temporada. De volta ao clube após passagem pelo Ceará, o lateral Eduardo revelou ansiedade para a estreia no Estadual.
“Nosso grupo tem trabalhado de forma intensa visando o início da competição e, claro, há grande expectativa pelo início do campeonato. Porém, é o momento de aprimorar (a parte tática e física) e focar em atingir um nível alto para a competição, que é muito complicada em todos os sentidos”, disse o lateral.
Para o jogador, o mais importante neste momento é que o grupo tem apresentado grande evolução desde o início dos trabalhos.
“O mais importante é que estamos apresentando grande evolução desde o início da pré-temporada. Estamos corrigindo os erros e procurando chegar ao nível que o grupo sabe que pode alcançar. Temos um elenco muito competitivo e que vai buscar uma vaga na segunda fase do Paulistão”, afirmou Eduardo.
O Tigre estreia no Paulistão no dia 4 de fevereiro, um sábado, contra o Novorizontino, no Interior do Estado. A equipe integra o Grupo A, que reúne Corinthians, Botafogo e Ituano.
Além do Paulistão, o São Bernardo vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, prevista para começar no dia 21 de maio.