
O governador João Doria (PSDB) entregou nesta quarta-feira (20) certificados de Município de Interesse Turístico (MITs) para 43 cidades, dentre as quais São Bernardo. A certificação assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo do Estado voltado para projetos turísticos, além de colocar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.
“Os 43 municípios que hoje estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente dessa atividade a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda”, destacou Doria.
Presente ao evento, o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, destacou que os recursos são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), após aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do Conselho de Orientação e Controle (COC).
Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela Secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.
CENTRO DE TURISMO
O planejamento do município agora será trabalhar pela construção de Centro de Turismo, além de seguir aprimorando o Turismo Industrial, que já possibilitou que 15 mil pessoas conhecessem as plantas industriais da cidade.
O prefeito Orlando Morando (PSDB) destacou os benefícios que município irá colher com o MIT. “Aquecer a economia, fomentar novos negócios, estimular o comércio local e, principalmente, valorizar nossas riquezas naturais. Trabalhar de maneira criativa, desenvolvendo o turismo como uma atividade econômica é uma grande conquista”, afirmou.
Doria ressaltou que o Estado continuará investindo em políticas para o setor. “É uma atividade assertiva e pode ser muito bem explorada. Vamos trabalhar com critérios, fiscalizando para que os municípios, que, aqui, foram contemplados apresentem planos e façam plataformas de ações”, destacou Doria.