Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo realiza nova etapa do Infância Cidadã

São Bernardo realiza nova etapa do Infância Cidadã
Alunos da EMEB André Ferreira receberam o prefeito Orlando Morando nesta quarta-feira. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma ação de cidadania e aproximação com a rede ensino, o Programa Infância Cidadã realizou nesta quarta-feira (24) atividade na EMEB André Ferreira, em São Bernardo. O prefeito Orlando Morando (PSDB) foi recepcionado pelos alunos do Conselho Mirim da unidade, localizada no bairro do Ferrazópolis. Durante o evento, o chefe do Executivo visitou as dependências da escola, como o ateliê de artes, a quadra, laboratórios de informática e a biblioteca.

Em um segundo momento, o prefeito conversou com as crianças da escola, que apresentaram diversas iniciativas desenvolvidas, como projetos especiais de literatura. “Tive a chance de colher sugestões e ideias do que querem para a escola e para a cidade. É um contato muito positivo com os alunos”, afirmou.

Morando explicou aos alunos quais as atribuições do prefeito, como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu questões formuladas pelas crianças.

Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, o programa auxilia o processo educativo. “A formação escolar vai além do ensino das disciplinas e de um bom resultado nas avaliações. O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos”, destacou.

PROGRAMA

No âmbito do projeto Infância Cidadã, pelo menos 15 escolas de ensino fundamental da rede municipal inscritas no sistema da secretaria fazem, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar. Hoje (25) será a vez da EMEB Flamínio Araújo de Castro Rangel.

No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.

O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação tem a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.

Ao final do encontro, o prefeito oferece a cada conselheiro um broche da cidade e recebe, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estende também para a secretária de Educação, que acompanha a ação.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*