Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo promove exames no Dia Mundial de Combate a Hepatite

Foram feitos 150 testes em ação no Shopping São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCEm mais ação alinhada ao plano de Saúde preventivo, a Prefeitura de São Bernardo realizou ação externa em prol do “Dia Mundial de Combate a Hepatite”, mundialmente alertado nesta sexta-feira (28). O evento aconteceu, em parceria com o Shopping São Bernardo Plaza e foram realizados cerca de 150 testes rápidos da doença, com resultado imediato.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, participou da atividade e ressaltou a importância de informar a população sobre a doença. “A Hepatite é um vírus que causa uma inflamação no fígado, ela é uma doença silenciosa e grande parte da população é portadora e não sabe. Muitas das pessoas, que estiveram aqui, nunca tinham feito o exame antes. É importante conscientizar a todos a procurar um médico e fazer exames com frequência. O diagnóstico precoce é sempre a melhor maneira de tratar todas as doenças”, explicou Reple.

A cozinheira Cristina Aparecida Dias, de 34 anos, trabalha no shopping e deu uma paradinha no expediente para realizar o exame. Cristina nunca tinha realizado esse teste anteriormente. “Pedi para o meu chefe, se poderia fazer o exame. Fiz questão de vir até aqui e participar dessa ação. Sempre é bom ver se a saúde está em dia e agora vou incentivar todos os meus familiares a fazer esse teste”, disse Cristina.

A coordenadora da campanha e técnica do Programa DST Aids e Hepatites Virais de São Bernardo, Sandra Marine, explicou que os pacientes que tiverem resultado positivo, serão encaminhados para tratamento. “O município tem o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizados nas Policlínicas (Centro e Alvarenga). Eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional e recebem todas as medicações”, esclareceu Sandra.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*