
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apresentou ontem (17), pelo quarto ano consecutivo, a campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, denominada “São Bernardo Contra a Dengue – Força Total”. O objetivo é mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença na cidade.
“Será uma ação transversal, com envolvimento de todas as secretarias. A partir do dia 25 teremos a presença de mil colaboradores nas ruas realizando o ‘porta a porta’, com início nos bairros localizados depois da Via Anchieta. Além disso, os imóveis sem moradores devido às férias e os abandonados também serão vistoriados. Mobilizaremos, novamente, as crianças a partir do primeiro dia de aula”, detalhou Morando, durante entrevista coletiva concedida no Paço.
“Tudo isso tem o objetivo de demonstrar que o mais fácil é evitar a água parada. Matar o mosquito é sempre o mais difícil”, prosseguiu o prefeito.
A aposta da prefeitura para conter o avanço das arboviroses no município está no trabalho desenvolvido não só pela Secretaria de Saúde, mas também pela de Educação e demais pastas que atuam na conscientização da população no combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
DIFERENCIAL
Para este ano, além da campanha de comunicação de maior apelo e que pretende despertar no cidadão o quão importante é seu papel na prevenção das arboviroses, a comunicação entre os Agentes de Controle de Endemias (ACE) também será um diferencial.
“Estamos otimizando o tempo ao máximo. Os agentes já estão em campo realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ALV), preconizada pelo Ministério da Saúde. Antes mesmo da chegada de notificações de focos do mosquito, estamos iniciando os bloqueios com nebulização de inseticida nos bairros”, explicou o secretário de Saúde, Geraldo Reple.
A Secretaria de Saúde também lançou um programa específico para as gestantes. Todas as mulheres, usuárias ou não da rede pública, devem notificar a gestação na Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a notificação, receberão a visita dos ACEs, que realizarão vistoria em suas casas e no bairros onde moram. A ideia é localizar e eliminar todos os focos do mosquito.
Os moradores de São Bernardo podem fazer denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti pelo telefone 0800-195565.
Evitar água parada e manter o lixo bem tampado previne o aparecimento de focos do mosquito que transmite a Dengue.
Prevenir é melhor que remediar. Todos devemos fazer a nossa parte, deixando os terrenos limpos e evidando vazamentos e água parada.