Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo lança campanha de prevenção ao mosquito da dengue

São Bernardo lança campanha de prevenção ao mosquito da dengue
Morando destacou a importância da mobilização da população para impedir o avanço da campanha

O prefeito de São Bernar­do, Orlando Morando (PSDB), apresentou ontem (17), pelo quarto ano conse­cutivo, a campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, denominada “São Bernardo Contra a Dengue – Força Total”. O objetivo é mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença na cidade.

“Será uma ação transversal, com envolvimento de todas as secretarias. A partir do dia 25 teremos a presença de mil colaboradores nas ruas realizando o ‘porta a porta’, com início nos bairros localizados depois da Via Anchieta. Além disso, os imóveis sem moradores devido às férias e os abandonados também serão vistoriados. Mobilizaremos, novamente, as crianças a partir do primeiro dia de aula”, detalhou Morando, durante entrevista coletiva concedida no Paço.

“Tudo isso tem o objetivo de demonstrar que o mais fácil é evitar a água parada. Matar o mosquito é sempre o mais difícil”, prosseguiu o prefeito.

A aposta da prefeitura para conter o avanço das arboviroses no município está no trabalho desenvolvido não só pela Secretaria de Saúde, mas também pela de Educação e demais pastas que atuam na conscientização da população no combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

DIFERENCIAL

Para este ano, além da campanha de comunicação de maior apelo e que pretende despertar no cidadão o quão importante é seu papel na prevenção das arboviroses, a comunicação entre os Agentes de Controle de Endemias (ACE) também será um diferencial.

“Estamos otimizando o tempo ao máximo. Os agentes já estão em campo realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ALV), preconizada pe­lo Ministério da Saúde. Antes mesmo da chegada de notificações de focos do mosquito, estamos iniciando os bloqueios com nebulização de inseticida nos bairros”, explicou o secretário de Saúde, Geraldo Reple.

A Secretaria de Saúde também lançou um programa específico para as gestantes. Todas as mulheres, usuárias ou não da rede pública, devem notificar a gestação na Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a notificação, receberão a visita dos ACEs, que realizarão vistoria em suas casas e no bairros onde moram. A ideia é localizar e eliminar todos os focos do mosquito.

Os moradores de São Bernardo podem fazer denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti pelo telefone 0800-195565.

2 Comentários

  1. Evitar água parada e manter o lixo bem tampado previne o aparecimento de focos do mosquito que transmite a Dengue.

  2. Prevenir é melhor que remediar. Todos devemos fazer a nossa parte, deixando os terrenos limpos e evidando vazamentos e água parada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*