Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo inicia vacinação contra o HPV para meninos de 11 a 14 anos

vacina já está disponível em todas as 34 UBS do município. Foto: Divulgação/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo inicia nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vacinação contra HPV quadrivalente em meninos de 11 a 14 anos. A decisão tem como objetivo fortalecer as ações de Saúde e diminuir o índice da doença, já que na maioria das vezes, é transmitido pelo ato sexual. Além disso, possibilita maior prevenção do câncer de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais, que pode ser ocasionada pelo do vírus Papiloma humano, o HPV. A vacina deve ser tomada duas vezes, com intervalo de seis meses.

Para a diretora do Departamento de Atenção Especializada de São Bernardo e médica Infectologista, Mariliza Henrique Coelho Rocha, a imunização é a melhor forma de prevenir os impactos de transmissão. “Os pais devem se conscientizar e levar os seus filhos para tomar a vacina. Essa é a melhor forma de prevenir as crianças do vírus e até mesmo de um câncer. Além disso, eles devem ser orientados, desde cedo, sobre a importância de uso preservativo e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção é sempre o melhor tratamento para todas as doenças”, explicou Mariliza.

Para se vacinar, a criança deve ir até uma UBS acompanhada dos pais, portando um documento com foto e a carteirinha de vacinação e ter entre 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Estado

O Estado de São Paulo tem 1,38 milhão de adolescentes do sexo masculino, entre 11 e 15 anos incompletos, que devem ser vacinados contra HPV. A meta é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 1,1 milhão de jovens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*