Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo inicia testagem para covid em 3.500 gestantes

São Bernardo inicia testagem para covid em 3.500 gestantes
Teste passou a ser obrigatório no pré-natal das usuárias dos sistema municipal de saúde. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta sexta-feira (19), a testagem em massa em 3.500 grávidas, que realizam o pré-natal na rede de saúde municipal. Além disso, a partir de segunda-feira (22), os testes serão estendidos a todos os idosos (acima de 60 anos), que tenham comorbidades, como diabetes, hipertensão, obesidade e acamados.

O teste é o de sorologia, um dos mais confiáveis do mercado e será realizado pelas equipes das 34 Unidades Básicas de Saúde, em parceria com o Go­verno do Estado, Instituto Butantã e laboratório HILAB sem custos para os cofres públicos.
Assim como as gestantes, o público idoso poderá realizar a testagem em uma das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, entre 8h e 17h. O público está sendo contatado por Agentes de Saúde da UBS de referência, para informar sobre o teste, além do agendamento, para evitar aglomerações.

OBJETIVO

O prefeito Orlando Morando (PSDB) destacou a importância de mais esta ação preventiva para o combate da pandemia. “Os nossos esforços são em salvar vidas, por isso, estamos colocando os planos que deixem a nossa população segura quanto aos efeitos deste vírus. A gestante e o idoso com comorbidades,precisam de aten­ção diferencial, por conta dos riscos, e foi o que fizemos para conseguir reforçar no combate à pandemia”, destacou.

O diagnóstico do exame sorológico fica pronto em até 48 horas e é encaminhado, pelo laboratório, para a UBS, sendo posteriormente enviado para o celular da paciente, via SMS, agregando tecnologia e mais eficiência no diagnóstico e tratamento. “Nos casos positivos será feito o tratamento da doença, o acompanhamento deste pa­ciente e realização de teste nos demais membros da família”, ressaltou o secretário de Saúde, Geraldo Reple.

A mamãe de primeira viagem, Francisca Germana da Silva, de 34 anos, está no oitavo mês de gestação da filha Sara e gostou da novidade. “Estou desde março em quarentena, e fui avisada que na semana que vem retorno ao serviço. Embora a gente fique apreensiva com o resultado, o teste veio em boa hora, pensando na volta ao trabalho e na saúde da minha bebê”, destacou.

TESTAGEM

São Bernardo já realizou mais de 29 mil testes entre PCR e sorologia. Além disso, testou todos os profissionais de saúde e segurança do município (10.800 funcionários) e concluirá, na semana que vem, o inquérito epidemiológico com a testagem de 3.600 munícipes em domicilio. (Reportagem Local)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*