Uncategorized

São Bernardo inicia mutirão em fins de semana para exames de ultrassom e mamografia até dezembro

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, dá início hoje (6) a mutirão que visa evitar filas de espera para exames de ultrassonografia e mamografia no município. Ambos os procedimentos serão disponibilizados aos finais de semana, das 7h às 17h, nas Policlínicas Centro e Alvarenga. Ao todo, 9.100 vagas serão ofertadas à população até o dia 8 de dezembro. O lançamento da ação será realizado na Policlínica Centro, com presença do secretário de Saúde, Geraldo Reple.

Os pacientes que irão participar da ação foram acionados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Central de Regulação da cidade. No primeiro sábado, serão realizados 160 exames na Policlínica Centro. Nos demais finais de semana, serão 700 vagas disponibilizadas por dia em ambas as unidades. Um dos diferenciais do mutirão é a inclusão das mulheres de 50 a 69 anos, que não conseguiram realizar o os exames por meio da Carreta da Mamografia, do governo do Estado, no ano passado.

A ação também marca a adoção de um novo modelo por parte da Prefeitura de São Bernardo em relação aos exames de imagem. “Com a descentralização do serviço e a inclusão dos equipamentos de ultrassom na Policlínica Alvarenga, o município passa a ter autonomia para agendar mais procedimentos e melhorar ainda mais o atendimento”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Já o responsável pela pasta de saúde, Dr. Geraldo, salientou que a ação foi organizada exclusivamente para melhor atender aos pacientes da cidade. “Ao longo dos finais de semana, iremos realizar diversos tipos de ultrassom e evitar que novas filas sejam formadas. Desenvolvemos uma estrutura apropriada, capacitamos os profissionais e estamos empenhados em oferecer uma saúde de qualidade aos moradores de São Bernardo”, explicou Reple.

Outubro Rosa

Durante a ação, as mulheres também serão orientadas sobre a campanha do Outubro Rosa, que tem objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. No dia 20/10 todas as 34 Unidades Básicas de Saúde irão funcionar para atender, exclusivamente, as mulheres e realizar exames preventivos de câncer de mama e colo de útero.  A ação será das 8h às 17h e para participar, basta levar um documento com foto e a carteira da UBS.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*