
O São Bernardo/Unip estreia hoje (15) na Liga Nacional de Handebol Feminino. O jogo que abre a competição será contra a Cascavel, às 19h, no ginásio do Baetão, localizado na avenida Armando Italo Setti, 901. A entrada é gratuita.
A edição 2019 da Liga terá formato diferente. Na primeira fase da competição, os clubes serão divididos em três conferências: Centro-Oeste/Sudeste, Norte/Nordesde e Sul/São Paulo, com as equipes jogando dentro de seus grupos.
Classificam-se para a fase decisiva (Final Six), que será disputada no Baetão, os campeões das conferências Centro-Oeste/Sudeste e Norte/Nordesde, além dos quatro primeiros colocados do grupo Sul/São Paulo.
Em sua conferência, o São Bernardo/Unip, terá a companhia de Pinheiros, Concórdia, Blumenau e Maringá, além do Cascavel, rival desta noite.
Após a estreia, a equipe de São Bernardo voltará à quadra no dia 26 (segunda-feira) para enfrentar o Maringá e no dia 29 (quinta) para encarar o Pinheiros. As duas partidas serão realizados no Baetão.
“Teremos uma Liga Nacional muito equilibrada. Pinheiros sai com vantagem devido aos reforços contratados para a temporada, assim como o Concórdia, que ficou com o terceiro lugar no Mundial de Clubes, disputado no início deste mês”, comentou o técnico Álvaro Casagrande.
Experiente, Álvaro Casagrande integrou a comissão técnica da seleção brasileira adulta que conquistou o ouro no Pan-Americano de Lima.
O São Bernardo/Unip tem intensificado os treinos para a estreia. O técnico lamenta, no entanto, a saída de duas jogadoras importantes: a armadora central Débora Hannah e a armadora direita Juliana Morgana, que está lesionada e ficará fora neste semestre.
“Estamos trabalhando para trazer um ou dois reforços e, com isso, dar prosseguimento ao semestre”, disse o técnico.
Em dezembro do ano passado, Concórdia levou a melhor sobre o Unip/São Bernardo e conquistou o tricampeonato da competição. Em partida disputada no ginásio Poliesportivo, o time catarinense venceu por 25 a 24 e tornou-se a primeira equipe fora do Estado de São Paulo a conquistar o tricampeonato nacional.
O Pinheiros ficou com o terceiro lugar daquela competição ao derrotar o Clube Português-PE por 25 a 17.
LIGA MASCULINA
Representante do ABC na Liga Nacional de Handebol Masculino, São Caetano vai estrear na competição no próximo dia 20, em casa, contra o Londrina. A equipe integra a Conferência Sul/Sudeste, que reúne ainda Pinheiros, Taubaté, Guarulhos, São Carlos, Maringá-PR e São José-SC.
No ano passado, Pinheiros sagrou-se octacampeão e bicampeão consecutivo da Liga ao derrotar Taubaté na decisão. O São Caetano chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Pinheiros.