
A Prefeitura de São Bernardo entregou oficialmente, nesta quarta-feira (15), a nova sede da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), na Avenida Redenção, 271, Centro. A nova sede passa a reforçar o complexo de segurança do Centro de Operações Integradas (COI), que já abriga o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI).
A transferência da delegacia especializada – que antes atendia no bairro Nova Petrópolis –, para próprio municipal vai poupar cerca de R$ 3,3 mil por mês aos cofres municipais, o que representa economia de aproximadamente R$ 40 mil ao ano com pagamento de aluguel. Além disso, os 12 agentes que atuam na delegacia também passam a contar com estrutura mais moderna e adequada ao trabalho de investigação de crimes contra o meio ambiente e aos animais.
O local conta com quatro cartórios, duas salas de investigação, cozinha, área de serviço, banheiros, sala para o delegado titular, recepção, sala de espera e um depósito, além de frota com cinco viaturas. A especializada existe desde 1993 e atende toda a cidade.
“Trata-se de um programa de governo que visa dar melhores condições de trabalho aos agentes de segurança da nossa cidade e, por consequência, melhorar os índices criminais. Nossa cidade tem uma área considerável de proteção ambiental e temos responsabilidade de cuidar dos nossos mananciais. Paralelamente, estamos trazendo economia significativa para o município, deixando de pagar aluguéis e ocupando de forma racional os prédios municipais, antes subutilizados”, explicou o prefeito Orlando Morando (PSDB).
“O prefeito nos reuniu com as secretarias de Meio Ambiente e da Segurança Urbana, colocando tudo o que tinha disponível para que melhorássemos a eficiência do nosso trabalho e este é o resultado. Quem ganha com isso é a população de São Bernardo”, destacou o delegado Ettore Capalbo Sobrinho.
O atendimento da delegacia é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, presencialmente e pelo telefone 4330-6007.