Últimas Notícias

São Bernardo elege 15 novos conselheiros tutelares

Eleitores de São Bernardo elegeram, neste domingo (6), os novos conselheiros tutelares da cidade para o próximo mandato de quatro anos (2020-2024). O pleito escolheu 15 conselheiros que serão divididos em três microrregiões do município, cada uma contando com cinco profissionais.

Todos os eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020. Antes disso, os conselheiros e suplentes deverão participar em novembro do curso de formação inicial.

A votação contou com a participação de 11.113 eleitores, sendo 10.700 votos válidos, 48 em branco e 365 nulos. Ao todo, foram 19 pontos de votação espalhados pela cidade.

COMPETÊNCIA

Criado conjuntamente ao ECA, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Formado por membros eleitos pela comunidade, o Conselho Tutelar é um órgão permanente (uma vez criado não pode ser extinto), e possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal.

São atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, dos conselheiros, atender não só as crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis.

O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Confira abaixo a lista dos eleitos:

ÁREA 1

Paulo Inácio

Carlos Alberto Vieira de Andrade (Nino Andrade)

Francisco Rumão

Sérgio Casonatto Junior (Sergio da Habitação)

José Anderson Lima

ÁREA 2

Fabiana Nunes de Faria (Fabiana Bibi)

Cibele Rodrigues

Ana Carolina da Silva Martins (Carol)

Lourdes Veronesi

Aline Rodrigues

ÁREA 3

Micheline da Silva Gomes

Celia Marina

Cleudiana Sousa  (Cleu)

João Goularte

Juliana Rocha Dalécio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*