Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo comemora Mês da Mulher com atendimento prioritário nas UBSs

Morando: “a comemoração simbólica é importante, mas não é isso que muda a vida das mulheres”. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCEm comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, promove até a próxima sexta-feira (10) mutirão de atendimento à mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Serão disponibilizados exames e consultas com ginecologistas, coleta de papanicolau, exame das mamas, teste rápido de HIV, hepatite e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sem necessidade de agendamento prévio.

O atendimento será realizado em todas as unidades do município, entre às 7h e às 19h. A expectativa é que entre 7 mil a 10 mil mulheres sejam beneficiadas. Em caso de detecção de anormalidade, as pacientes serão encaminhadas para exames mais aprofundados.

A ação foi lançada ontem (7 em evento realizado no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), no Rudge Ramos, com presença do prefeito Orlando Morando (PSDB), do secretário de Saúde, Geraldo Reple, e de lideranças femininas, como a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Morando, secretárias, vereadoras e funcionárias da Saúde.

“Pedi a Geraldo que fizéssemos mais do que uma semana de comemoração ao dia da mulher e sim uma semana de ação. A comemoração simbólica é importante, mas não é isso que muda a vida das mulheres da nossa cidade. Desta forma, em todas as nossas UBS o atendimento será 100% prioritário para elas”, disse Morando.
Durante a semana também serão prestadas orientações sobre alimentação saudável e atividade física, além de discussões sobre a importância dos exames preventivos.

Carreta

Ainda dentro do plano de valorização e promoção da saúde da mulher, a cidade de São Bernardo deverá receber, ainda neste semestre, carretas da mamografia, por meio de parceria com o governo do Estado. A ação oferece cerca de 500 exames gratuitos por mês, com objetivo de prevenir o câncer da mama.

“Vamos direcionar essas carretas para onde temos a maior demanda reprimida de exames de mamografia. Se necessário, a carreta ficará até 90 dias na cidade e, com isso, queremos zerar a demanda por esses exames”, completou o prefeito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*