Minha Cidade, Regional, Sua região

São Bernardo e Diadema celebram Nossa Senhora dos Navegantes

Morando e Lima conduziram a imagem da Santa. Foto: Divulgação/PMSBC

Na manha deste domingo (5), São Bernardo foi palco da tradicional procissão da Padroeira de Nossa Senhora dos Navegantes. Um bom bom público marcou o ato religioso ocorrido no Riacho Grande. A condução foi foi feita pela Paróquia São João Batista, coordenada  pelo Frei Sérgio Malacarne, o Vigário, Frei Josemar Machado, e aos demais organizadores da Paróquia.

Desde 1958, São Bernardo celebra a Nossa Senhora dos Navegantes. Sua imagem foi trazida pela balsa João Basso de barco até a Avenida da Praia, na Prainha do Riacho. Em um trajeto para abençoar todas as marinas situadas na Represa Billings. Depois, uma procissão até a Paróquia e uma missa celebrou sua importância.

Por volta das 9h, a imagem da santa chegou na Prainha do Riacho Grande, localizado na Avenida da Praia, sendo carregada por fiéis. De lá, seguiu em procissão pelas ruas do bairro até a Avenida Araguaia, sede da Paroquia São João Batista.

Na sequência, foi realizada uma missa, que também foi acompanhada por um bom público. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, além do secretário de Gestão Ambiental, Mario de Abreu, participaram de todo o ato.

“Foi um ato abençoado e fiquei muito satisfeito com a organização feita pela Paróquia São João Batista e os fiéis do Riacho Grande, que honraram essa importante tradição”, destacou Morando.

Diadema

Michels, secretários municipais e vereadores prestigiaram a festa. Foto: Thiago Benedetti/PMD

Neste domingo (5), foi realizado no Eldorado a 23º Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Além da costumeira procissão terrestre seguida da celebração da missa campal, ocorreu o corte e distribuição do bolo. Aproximadamente 2 mil pessoas acompanharam o evento. “Eu venho caminhando todos os anos com a santa Nossa Senhora dos Navegantes. Minha fé é tudo que tenho; sou devota”, comentou a moradora do Eldorado, Maria Venâncio Correia de 72 anos, durante a procissão.

A festa começou a ser celebrada em Diadema em 1951 dando continuidade à tradição que já era celebrada em outros Estados. Mas, foi a partir de 1955, com ajuda da Prefeitura, que a festa foi novamente organizada trazendo eventos, shows e atividades para os participantes.

O Prefeito de Diadema, Lauro Michels, o Bispo Diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, além de secretários municipais e vereadores também prestigiaram a festa. “Quero agradecer a todos pela realização deste evento tão bonito e tradicional da nossa cidade. A administração estará sempre à disposição da comunidade”, comentou o prefeito.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, disponibilizou uma equipe para orientar o trânsito, a GCM também esteve presente para garantir a segurança dos participantes. Uma  ambulância do SAMU e voluntários do Corpo de Bombeiros também estiveram a disposição e a Sabesp ofereceu água potável para todos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*