
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apresentou, nesta segunda-feira (1º), o edital para a implementação do Pronto Atendimento (PA) no Taboão. A unidade de Saúde vai funcionar nas dependências da UBS Taboão, localizada da Rua Paraná, nº 10, no bairro do Taboão, com atendimento 24 horas e a previsão de entrega é março de 2019.
Ao todo, 18 novos médicos e quatro enfermeiros serão contratados para atuar exclusivamente os moradores do bairro. O novo Pronto Atendimento será composto por quatro consultórios médicos, uma sala de emergência, uma sala de observação e de triagem.
O ato oficial, que celebrou a apresentação do edital, ocorreu no próprio bairro, na Praça em frente ao futuro local de instalação. A publicação estará no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira (5).
“O Taboão é um dos bairros mais afastados do Centro e do Pronto Socorro Central. O paciente que necessita de atendimento médico, não pode esperar. Hoje, estamos cumprindo uma das promessas do plano de governo e tornando realidade. Além disso, reparando atendimento que nunca deveria ter sido tirado da população“, explicou o prefeito, referindo-se ao fato da antiga gestão ter reduzido o funcionamento de unidade para o bairro.
O secretário de Saúde, Geraldo Reple, enfatizou, que além da construção do PA, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Taboão, também será completamente revitalizada. “Esta unidade apresenta diversos problemas estruturais. São rachaduras expostas, problemas com infiltração, entre outros. Então, além de oferecer novas melhorias, iremos consertar o que não estava bom. Proporcionando, assim, uma nova UBS para melhor atender à população”, destacou Reple.
INVESTIMENTO
Representando os moradores do bairro, o comerciante Altieres Yasuda, destacou a importância do novo serviço a região.
“Hoje, o Taboão está em festa e não temos palavras para agradecer. Há anos esperamos este pronto atendimento e pra ser sincero, estávamos sem esperança. Hoje, temos um ótimo motivo para comemorar”, disse.
“Estamos investindo cada vez mais, e ampliando o serviço. Temos o Hospital de Clínicas operando com 100% da capacidade, inauguramos o Cuidadoso, CAPS e também criamos programas específicos para atender a todos”, ressaltou o prefeito.