Arte & Lazer, carnaval

Santo André terá Carnaval com blocos, cortejos e apresentações musicais

Programação carnavalesca terá início no sábado no Carlos Gomes, em ruas do Centro e Paranapiacaba

Santo André terá Carnaval com blocos, cortejos e apresentações musicais
Cumbia Calavera interpreta releituras de cumbias clássicas, estilo que teve origem na Colômbia. Foto: Divulgação/PMSA

Quem gosta de Carnaval pode separar a fantasia para cair na folia em Santo André. Até o final deste mês, a cidade terá várias atrações, entre bloquinhos, cortejos e apresentações musicais. As atividades ocorrem em várias regiões da cidade, incluindo a Vila de Paranapiacaba.

Entre os locais que receberão atrações carnavalescas está o Cine Theatro Carlos Gomes. A programação no equipamento cultural começa sábado (10). A partir das 14h, a dupla de pernas de pau Elidy Moreira e Flávio Marin comanda o cortejo de Carnaval “Bailando nas Alturas”. 

Em seguida, às 15h, a Praça do Carmo recebe o grupo Cumbia Calavera, formado por integrantes de vários países. Os artistas interpretam releituras de cumbias clássicas, estilo que teve origem na Colômbia e se espalhou pela América Latina. O cortejo irá até o Cine Theatro Carlos Gomes.

Na área interna do teatro será proibido entrar com spray de espuma, bebida alcoólica e bebidas envasadas em vidro.

O próximo sábado (10) também será dia de bloquinhos em Santo André. As iniciativas independentes, que contam com o apoio da Secretaria de Cultura, vão começar a se aquecer às 10h. O Bloco Mulheres do ABC inicia a concentração neste horário, em frente ao Carlos Gomes.

Os foliões do Embaixadores da Maloca do Barbosa começam a se concentrar às 12h, também em frente ao Carlos Gomes. O bloco Afro Expressão Baianista inicia o aquecimento ao meio-dia, na Praça do Carmo. O cortejo sai às 14h, pelo calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima.

As 12h32min42s do sábado de Carnaval começa a concentração da Banda da Baxaria, na esquina das ruas Álvares de Azevedo e Dona Elisa Fláquer, no Centro. O horário exótico é parte da brincadeira, assim como o nome da banda fundada em 1980. A saída do grupo ocorre às 13h15.

O Bloco Praieira, também chamado de Bloco do Amor, começa a concentração às 14h, também na frente do Carlos Gomes.

Fora do Centro, no dia 18 (domingo), o bloco Dolores Pé no Chão sai às 14h, a partir da Rua África, em frente ao Cesa Parque Novo Oratório. O nome do bloco é homenagem à primeira moradora do bairro, dona Dolores.

PARANAPIACABA

Em Paranapiacaba, no sábado, no domingo, e na terça-feira, a banda Caxambu comanda o cortejo pelas ruas da vila inglesa a partir das 13h. A concentração será no Coreto. Além disso, no Largo dos Padeiros, um DJ vai tocar marchinhas das 12h às 18h durante os quatro dias de Carnaval.

De sábado a terça-feira, a vila recebe o Carnaflash na Chopperia e Restaurante Mr. Balmann, com sucessos da década de 1950 aos anos 2000. Além de muita música haverá pintura facial, desfile de blocos e performances ao vivo da Sereia. Tudo regado a chopp artesanal e gastronomia para todos os gostos.

O Carnaflash será realizado das 11h às 20h – com exceção do domingo, quando o evento será estendido até as 22h devido à apresentação do Bloco da Sereia. Endereço: Rua Manoel Ferraz Campos Sales, 451.

Na segunda-feira, o já tradicional Bloco das Bruacas toma conta das vielas da vila a partir das 13h. A concentração ocorre no Bar do Campo, na Avenida Ford.

CARNAVAL SINFÔNICO

A Sinfônica de Santo André encerra a programação de Carnaval no final de semana dos dias 24 e 25 de fevereiro, interpretando músicas e ritmos carnavalescos que marcaram época, mas em uma roupagem sinfônica inédita na cidade. A apresentação da Sinfônica ocorre no Cine Theatro Carlos Gomes, no sábado (24), às 19h30, e no domingo, às 11h. A entrada é gratuita.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*