Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André retoma obras de unidade de saúde que estavam paradas no Jardim Alzira Franco

Santo André retoma obras de unidade de saúde que estavam paradas no Jardim Alzira Franco
Paulo Serra: “Estamos qualificando a equipe, trabalhando na humanização do atendimento”. Foto: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André retomou nesta quinta-feira (26) a construção da Unidade de Saúde da Família Jardim Alzira Franco, obra que teve início em 2011, mas que foi paralisada poucos meses depois de iniciada. O equipamento, localizado na rua Asa Branca, será construído dentro dos padrões do programa Qualisaúde e terá quatro equipes de Estratégia Saúde da Família, para atender uma população de aproximadamente 16 mil habitantes.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) esteve no local para assinar a ordem de serviço e destacou que a retomada de obras na cidade está sendo possível graças ao grande esforço da administração no sentido de melhorar a gestão dos gastos públicos. “Hoje é um dia de grande alegria porque essa era a obra mais desacreditada que tínhamos em Santo André. Assumimos a administração com 14 obras paralisadas, sem nenhuma perspectiva de continuidade. Deste total, 12 já estão retomadas e até o final do ano não haverá nenhuma obra parada”, afirmou.

A unidade terá o nome de Clínica da Família Jardim Alzira Franco e vai contar com recepção, sala de espera, farmácia, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativo, oito consultórios médicos e um consultório odontológico. O equipamento terá 700 m² e contará com investimentos que chegam a cerca de R$ 1 milhão.

“Estamos qualificando a equipe, trabalhando na humanização do atendimento. A saúde de Santo André está em um crescente da melhoria da qualidade e esse equipamento simboliza o novo modelo de gestão que recuperou a capacidade de investir da cidade”, completou o prefeito Paulo Serra. “Iniciamos a gestão com mais de R$ 5 bilhões em dívida, reduzimos em 80% o estoque da dívida e com isso conseguimos um novo fôlego para realizar investimentos”.

A obra teve início em 2011 por meio de um convênio da Prefeitura com o Ministério da Saúde e foi paralisada após serem constatados erros nos projetos arquitetônicos. “Essa unidade de saúde vai cumprir um papel estratégico de implantar a política de Estratégia Saúde da Família em uma área onde as pessoas realmente necessitam da saúde próximo de casa. Desde que o prefeito Paulo Serra assumiu estamos fazendo tratativas com o Ministério da Saúde no sentido de reabilitar esse projeto e hoje temos condição de retomar essa obra”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Morador do bairro há 12 anos, o aposentado João Pedro Bezerra comemorou a retomada das obras da unidade de saúde. “Esse serviço que estão fazendo aqui vai ser ótimo para nós porque hoje temos que andar 40 minutos para receber atendimento em um posto longe. Aqui a população vai ficar maravilhada e vai ser bom mesmo, um super benefício para nós”, comentou.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*