Minha Cidade, Santo André, Sua região, Uncategorized

Santo André retoma obra de Unidade de Saúde da Família e Centro Educacional

Paulo Serra, que vistoriou obras paradas, ressaltou choque de gestão como fator essencial. Foto: Ricardo Trida/PSAA Prefeitura de Santo André retomou a construção de dois equipamentos públicos da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Serra em vistoria rea­lizada nesta quinta-feira (10). Uma Unidade de Saúde da Família (USF), que beneficiará os moradores do Jardim Cipreste e entorno estava com as obras paradas há dois anos. Nesse mesmo terreno, um Centro Educacional de Santo André (Cesa), com estágio de obras mais avançado, também teve a construção retomada e será entregue até dezembro deste ano. A continuidade das intervenções, até sua finalização, contará com investimento de R$ 4 milhões.

A retomada das obras só foi possível graças à nova classificação financeira da prefeitura, atribuída pela Caixa Econômica Federal, que em sete meses da nova gestão passou da nota E para a C. Anteriormente, com uma classificação mais baixa, todos os projetos deveriam necessariamente passar pelo governo federal para que fosse avalista e fiador. Após a administração municipal adotar diversas medidas de gestão no sentido de equilibrar as finanças municipais, a cidade passou a contar com maior capacidade de pagamento, o que eliminou a necessidade de o governo federal ser o fiador das obras. As tratativas são feitas agora diretamente com a Caixa.

Para Paulo Serra, o choque de gestão implementado, com o enxugamento das despesas, possibilitou que a administração destravasse essas e várias outras obras paradas na cidade. “Equacionando o orçamento, quitando nossas pendências e recuperando a saúde financeira da cidade, foi possível retomarmos a construção desses equipamentos públicos, que beneficiarão moradores do Jardim Cipreste, Jardim Irene e imediações. Com esta nova classificação de pagamento da cidade, desde quinta-feira passada, a prefeitura e Caixa podem reativar convênios sem a necessidade de autorização federal. Já estipulamos até dezembro a entrega do Cesa Jardim Irede e até dezembro da USF Jardim Cipreste. A partir de agora vamos mostrar a cada semana um pacote de retomada de obras”, destacou o prefeito.

Centro Educacional

No mesmo terreno será finalizada a construção do Centro Educacional Jardim Irene, com capacidade de atendimento para 480 crianças de 4 e 5 anos, e 600 com idade entre 6 e 10 anos, com 1080 novas vagas. Santo André possui 11 Cesas, que são complexos educacionais que concentram uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief), creche e Centro Comunitário, além de área de convivência com jardins e pista de caminhada.

Durante a semana, as creches e Emeiefs localizadas nos onze Cesas atendem juntas cerca de 7,8 mil crianças com idades entre 0 e 10 anos. A rede de ensino de Santo André atende hoje cerca de 33 mil crianças. É nos nos centros educacionais que também acontecem as Ações Complementares, que são cursos para os alunos da rede municipal de ensino no período complementar ao das aulas. Para quem não é estudante, os Cesas oferecem diversas oficinas regulares, ministradas por voluntários do programa Eu sou Amigo do Cesa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*