Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André reforça programa de castração com entrega do clínica móvel

Serra: "consideramos a causa animal como ferramenta de política pública de saúde e essa causa vem evoluindo". Foto: Helber Aggio/PSA
Serra: “consideramos a causa animal como ferramenta de política pública de saúde e essa causa vem evoluindo”. Foto: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André entregou nesta segunda-feira (10) o Castramóvel, equipamento que reforça o amplo programa de castração de cães e gatos já existente no município. A unidade vai permitir que donos de animais que residem em áreas distantes ou têm dificuldade no deslocamento até as clínicas conveniadas acessem o serviço com mais facilidade. Animais comunitários que possuam um tutor responsável pelo pré e pós-operatório também serão beneficiados.

“Hoje é a entrega de mais um importante equipamento que fazia parte do nosso compromisso com Santo André. O Castramóvel vai percorrer as regiões da cidade onde as pessoas têm menos acesso ao serviço de castração. Consideramos a causa animal como ferramenta de política pública de saúde e essa causa vem evoluindo, com os Pet Parques, feiras de adoção, Moeda Pet e o hospital veterinário, que vai começar a sair do papel em breve”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

As áreas beneficiadas pelo Castramóvel são escolhidas com base nos históricos de estudos epidemiológicos de cada região. As primeiras cirurgias feitas na unidade ocorreram nesta segunda, no Recreio da Borda do Campo. O cronograma de atendimento do equipamento itinerante será divulgado posteriormente pela Prefeitura de Santo André.

Além do Castramóvel, os interessados em realizar a castração podem solicitar o serviço na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na rua Igarapava, 239, no bairro Valparaíso, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Após a inscrição, o solicitante recebe uma ligação de uma das quatro clínicas credenciadas para saber a data e horário da cirurgia.

“Classificamos a questão da causa animal como algo que interfere diretamente no meio ambiente e que também tem a ver com a saúde pública, por isso vários programas estão sendo estruturados em Santo André. O programa de castração já é desenvolvido em quatro clínicas localizadas na região central da cidade e era extremamente importante termos uma ferramenta como o Castramóvel para que pudéssemos ir para bairros mais distantes do centro e que possuem uma maior demanda de castração”, explicou o secretário de saúde, Márcio Chaves Pires.

O equipamento é dimensionado para operar com um médico veterinário e um auxiliar. Os profissionais da vigilância epidemiológica complementam o serviço realizando o processo administrativo, cadastro de novas castrações e fornecendo orientação sobre a guarda responsável.

A carreta possui sala cirúrgica, pré-operatório, pós-operatório e sala de assepsia. Neste primeiro momento, o veículo beneficiará o bairro Recreio da Borda do Campo e posteriormente será encaminhado para Paranapiacaba.

Histórico

O programa municipal de castrações de cães e gatos, remodelado em 2017, atende de forma totalmente gratuita munícipes interessados nesse serviço. Ao todo, mais de 9.000 animais  já foram castrados.

Atualmente são realizados cerca de 300 procedimentos ao mês em quatro clínicas particulares credenciadas. Com a entrega do Castramóvel, o município passará a realizar mais de 500 procedimentos por mês.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*