Economia, Notícias

Santo André recebe ‘maratona’ de imersão na cultura das startups

Santo André recebe ‘maratona’ de imersão na cultura das startups
Evento foi realizado pela primeira vez no ABC em janeiro de 2015. Foto: Arquivo

Santo André terá a oportunidade de fazer imersão de 54 horas no modelo de tra­ba­lho de uma startup e de aprender, na prática, como construir um negócio inovador.

Trata-se do Startup Weekend Santo André, que ocorre de sexta-feira (24) a domingo, no Salão Burle Marx, no prédio Executivo da prefeitura.

O projeto é da aceleradora de negócios Techstars e tem o apoio da pre­fei­tura e do Instituto de Tec­nologia de São Caetano (Itescs), além do envolvi­mento da comunidade de startups da região.

O Startup Weekend já deu origem a mais de 23 mil startups em 150 países. O formato teve início na cidade de Bol­der, Colorado (EUA), em 2007.

“O Startup Weekend Santo André será uma marco para o ecossistema da cidade. É um evento de reconhecimento mundial que transforma a vida daquele que quer entrar de cabeça no mundo das startups”, enfatizou Felipe Car­valho, diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André.

O ABC recebeu uma edi­ção do evento pela primeira vez em janeiro de 2015.

COMO FUNCIONA

No primeiro dia, os participantes se conhecem, apresentam suas ideias e formam os times. Estes trabalham in­tensivamente no sábado e domingo para apresentar aos jurados da banca final um projeto viável de startup.

Durante o trabalho, os participantes contam com apoio de mentores, ou seja, empreendedores experientes que compartilham seus co­nhe­cimentos com as equipes.

Entre as empresas que nasceram de Startup Weekends estão a Easy Taxi (aplicativo de chamadas de táxi) e o Zapier (sistema que conecta e integra diferentes aplicativos de forma simplificada).

O evento não tem fins lucrativos e o investimento cobre os custos com a alimentação e infraestrutura. Não há restrição de idade ou formação para os participantes, que podem se inscrever em três categorias: negócio (administradores, profissionais de marketing e vendas ou qualquer outro perfil não técnico); desenvolvedores (especialistas em programação) e design.

“Temos como missão rea­lizar gestão inovadora, preocupada com o crescimento econômico e inserida na mo­dernidade. As startups têm crescido muito na região, e Santo André quer contribuir com o desenvolvimento dessas iniciativas”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Restam poucas vagas. As inscrições são feitas pelo site www.sympla.com.br/startup-weekend-santo-andre__263641/.

“O evento é democrático. Qualquer pessoa é bem-vinda para expor suas ideias. A iniciativa conta com a importante participação de mentores, jurados, oradores e investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ajan Marques de Oli­veira.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*