Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André realiza segunda Jornada Pedagógica dos Cesas

Santo André realiza segunda Jornada Pedagógica dos Cesas
Formação visa qualificar profissionais que atuam nos Centros Educacionais de Santo André em cursos de esporte, música e artes. Foto: Alex Cavanha/PSA

Cerca de 5 mil crianças são beneficiadas em atividades de lazer e cursos gratuitos de esporte, música e arte, que acontecem nos doze Cesas (Centros Educacionais de Santo André). Os profissionais responsáveis pelo atendimento a este público participam, até quarta-feira (24), da 2ª Jornada Pedagógica dos Cesas. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Formação Clarice Lispector, e contou com palestra de Tu Evangelista, especialista em comportamento humano, sobre motivação no trabalho.

“Esse evento é fundamental, porque qualifica ainda mais um trabalho que já está sendo realizado com excelência nas unidades. Tenho visitado vários Cesas e percebo que a comunidades está sendo muito bem assistida, percebo o carinho dos profissionais com todo o processo de atendimento, não só às crianças, mas também aos adultos que, muitas vezes, encontram nos Cesas uma alternativa para combater a solidão, a falta de exercício físico e de convívio social”, destacou o vice-prefeito Luiz Zacarias, durante a cerimônia de abertura.

Segundo o gerente dos Cesas, Márcio Ribeiro Tubarão, cerca de 200 profissionais, entre professores de educação física, arte-educadores, agentes de inclusão educacional, colaboradores do Instituto Seema – entidade parceira da prefeitura -, e voluntários dos programas Mais Saber e Sou Amigo dos Cesas, vão participar da programação.

“Um dos principais objetivos da Jornada é a qualificação do atendimento, a partir da oferta aos profissionais da oportunidade  de ampliar seu repertório de atividades, de fazer novas reflexões, e conhecer inúmeras possibilidades e alternativas diferenciadas para aplicar no dia a dia. Com isso podemos contribuir não só para o desenvolvimento de cada profissional, mas também fornecer informações que possam ser aplicadas em outras áreas da vida além da escola, e que contribuam para seu desenvolvimento como ser humano”, destacou Tubarão.

Para isso foi desenvolvida uma programação especial, com destaque para as duas palestras: a de abertura, sobre motivação no trabalho, e a de encerramento, sobre cooperação, que será ministrada pelo precursor dos jogos cooperativos no Brasil, Fábio Broto. Nos jogos cooperativos, os jogadores têm o objetivo de jogar juntos e não de competir entre si. “O resultado coletivo e os objetivos comuns, a alegria e o prazer em jogar são a meta nesse caso”, complementou.

A programação da Jornada é composta por 16 oficinas sobre temas os temas práticas adaptadas, psicomotricidade e desenvolvimento infantil, danças circulares, práticas de aventura, musicalização na educação infantil, expressão corporal e cooperação e contação de histórias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*