Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André realiza ações contra a dengue durante o Carnaval

Equipes da prefeitura vão estar em pontos de grande circulação durante os quatro dias de folia

Santo André realiza ações contra a dengue durante o Carnaval
Ação contra a dengue no Parque Celso Daniel, em Santo André. Foto: Helber Aggio/PMSA

Enquanto boa parte da população curte o Carnaval, as equipes da Secretaria de Saúde de Santo André seguem atuando no combate ao mosquito da dengue. Durante os quatro dias de folia, técnicos do Departamento de Vigilância à Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão visitar os parques da cidade, entre outros locais, para eliminar possíveis criadouros e orientar a população sobre os cuidados que devem ter em suas residências para não deixar água parada.

A primeira ação ocorreu neste sábado (10) no Parque Celso Daniel, no Bairro Jardim, e na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro. Munidos de frascos para coleta, pipetas, peneira e larvicida, os agentes visitaram 365 imóveis, realizaram oito bloqueios, coletaram 12 amostras de larvas e orientaram 3,5 mil pessoas.

“O combate à dengue exige trabalho constante e ininterrupto. Por isso, mesmo durante o Carnaval, nossas equipes estão nas ruas para realizar ações de conscientização e de fiscalização com o objetivo de prevenir casos da doença”, afirma o prefeito Paulo Serra.   

Além dessa busca ativa, foram distribuídos materiais educativos para a população em uma tenda que contou com orientadores e expôs maquetes – apresentando cenários certo e errado –, larvas do mosquito Aedes aegypti e outros informativos.

A iniciativa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade, que participou do planejamento estratégico das ações para levar informação e cuidado para o maior número possível de munícipes.

“Em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos colaborando com as ações de combate à dengue”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.

Neste domingo, as equipes estarão pela manhã no Parque Deputado José Cicote (Central), na Vila Assunção, e à tarde no Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira. Na segunda-feira será a vez dos parques Regional da Criança, no Jaçatuba, e Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari), na Vila Metalúrgica. Por fim, na terça-feira a ação ocorre nos parques Guaraciaba e Pedroso.

Além dos parques, as equipes estão visitando residências e pontos comerciais da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito. Os bairros já visitados foram escolhidos conforme a maior incidência de casos. A ação já ocorreu nos jardins Santo André e Carla, Condomínio Maracanã, Campestre, vilas Palmares e Suíça, Santa Maria e Parque Miami.

PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde alerta que cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão nos domicílios, em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção. 

Acabar com a dengue requer atenção de todos, já que qualquer água parada pode se transformar em criadouro do mosquito. Para isso, a recomendação é manter a caixa d’água fechada, colocar areia nos vasos de planta, amarrar os sacos de lixo, limpar as calhas de casa, guardar pneus em locais cobertos, não acumular sucata e entulho, esvaziar garrafas PET e, por fim, receber bem os agentes de saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*