Política-ABC, Santo André, Sua região

Santo André prepara PPP para construir nova estação de trem

Santo André prepara PPP para  construir nova estação de trem
Nova estação seria construída perto da antiga parada Pirelli. Foto: Reprodução/Wikipedia

A Prefeitura de Santo André, sob gestão de Paulo Serra (PSDB), articula junto à Companhia Paulista de Trens Me­tropolitanos a construção de uma nova estação da CPTM na cidade. O plano inicial era a reativação da antiga Parada Pirelli, estação histórica que, por muitos anos, atendeu aos funcionários da fábrica de mesmo nome, mas que foi desativada em 2006 por conta da baixa demanda.

No dia 19 de julho, a prefeitura entregou à CPTM minuta de convênio na tentativa de agilizar o processo de implementação da nova estação. De acordo com a companhia, a antiga Parada Pirelli não será reativada. A nova estação ficará nas pro­ximidades da antiga parada, mas a localização exa­ta será definida após a conclusão dos projetos pela Prefeitura de Santo André.

Ficou acordado entre prefeitura e CPTM co­operação mútua para viabilizar a cons­trução. O município faria parte de um convênio para executar o projeto básico e adiantar o processo de licitação da obra, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Segundo a prefeitura, o projeto para futura estação é mais enxuto e beneficiará usuários provenientes das regiões da Vila Luzita e bairros próximos à divisa de Mauá que se deslocam à Capital.

As empresas do entorno – como Pirelli, hi­permer­cado Carrefour, TIM e o complexo que reúne Atrium Shopping, unidade do Pou­patempo, residencial e hoteis – também poderão se bene­ficiar da nova parada.

A administração municipal afirmou que tem rea­lizado conversas com empresas que ficam no entorno da possível localização da nova estação e informou que, no momento, está no estágio de preparação para iniciar a PPP, que deverá ser publicada ainda neste ano.

GUARULHOS- ABC

A nova estação poderá ser ponto de conexão com a possível Linha 14-Ônix (Guaru­lhos-ABC). Trata-se de um projeto estudado pela CPTM que prevê Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) interligando as duas cidades, cruzando a zona leste da Capital.

Também consta na proposta, partindo da futura estação em Santo André, ramal em direção a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC. O projeto prevê a cons­trução de 23 estações, cruzando outras linhas da re­de metroferroviária.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*