Política-ABC, Santo André, Sua região

Santo André oficializa estatuto e cria plano de carreira próprio para GCM

Santo André oficializa estatuto e cria  plano de carreira  próprio para  GCM
Serra: “nossa corporação tem eficiência bastante elevada”. Foto: Alex Cavanha/PSA

Após espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal de Santo André oficializou nesta quinta-feira (16) o novo estatuto que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a modernização da legislação foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional na carreira em níveis, de acordo com o tempo de serviço público e critérios de conduta e disciplina da corporação. A elevação nos ganhos poderá chegar a 70% do salário-base destes profissionais.

O secretário de Segurança Cidadã, José de Oliveira, destacou que a corporação aguardava e merecia o reconhecimento e valorização do seu trabalho. “Precisávamos reconhecer o trabalho desempenhado por todos estes guardas na cidade e que atuam diariamente no processo de monitamento e proteção ao cidadão. Com o olhar focado na valorização do servidor, o governo se mostrou atento e comprometido em tirar do papel uma promessa esperada por todos eles por quase três décadas”, ressaltou. A Guarda Civil Municipal de Santo André conta com 586 GCMs.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) esteve presente no evento de promoção dos GCMs, realizado no Teatro Municipal, e destacou que o tema da segurança pública é um dos mais importantes para os moradores da cidade. “A questão da segurança pública nos remete a uma reflexão importante, já que é uma das maiores preocupações em relação às políticas públicas ao cidadão. A nossa corporação tem eficiência na atuação contra o crime bastante elevada, comprovadamente pela queda dos índices criminais levantados mensalmente pelo Comitê Integrado de Segurança”, pontuou.

Dentro do processo de valorização da GCM, a prefeitura fará não apenas o reco­nhecimento profissional, mas dará melhores condições de trabalho aos guardas. A expectativa é de que 38 novas viaturas começem a rodar na cidade até o início de 2019, além da ampliação no número de câmeras de monitoramento no município.

“Chegaremos a 250 câ­meras de monitoramento, dobrando o número existente, que hoje são de 125. Com elas focaremos nos grandes corredores comerciais e por onde circulam milhares de pessoas diariamente. Seremos uma das cidades mais monitoradas do Brasil, proporcionando uma maior sensação de segurança para a população”, destacou o prefeito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*