Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André lidera ranking sobre cidades inteligentes

Em levantamento feito pela SindiTelebrasil e pela Teleco, município também foi considerado destaque na categoria “Cidades Amigas da Internet”. Foto: Angelo Baima/PSA
Em levantamento feito pela SindiTelebrasil e pela Teleco, município também foi considerado destaque na categoria “Cidades Amigas da Internet”. Foto: Angelo Baima/PSA

Santo André ficou em primeiro lugar no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco. A premiação ocorreu nesta terça-feira (25), em evento realizado por meio de videoconferência.

O levantamento identifica os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente. Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20.

Entre os destaques que justificaram o primeiro lugar está a gestão digital, que resultou na emissão de 569 mil boletos e 360 mil certidões online no ano passado, e também a implantação da plataforma Acto, que permite a emissão de alvarás, certificados e demais documentações relacionadas a empreendimentos.

Outra iniciativa é o serviço de telegestão da iluminação pública, que permite controlar a luminosidade à distância e antecipar manutenções corretivas. Na área da educação, o destaque é a utilização da tecnologia por meio de tablets e celulares por estudantes da rede municipal.

O levantamento cita ainda os 23 mil usuários mensais do serviço de Zona Azul, que pode ser utilizado de maneira 100% digital, além da gestão no trânsito da cidade, que conta com semáforos inteligentes em 22% dos cruzamentos.

No ranking das “Cidades Amigas da Internet”, Santo André ganhou destaque por ter sido o município com a evolução mais significativa em relação à edição passada, passando da 98ª colocação para a 16ª.

Este ganho em 82 posições de um ano para o outro se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, Santo André passou a disponibilizar na última sexta-feira (21) o licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o investimento permanente em tecnologia e inovação é um dos pilares da Prefeitura.

“Um dos grandes movimentos de consistência foi o lançamento do Parque Tecnológico, em dezembro de 2019, com nossos parceiros e mais de 120 serviços ofertados. Conectados com as instituições e com a iniciativa privada, o resultado não poderia ser diferente. Isso no traz ainda mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, temos que comemorar um feito tão importante”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*