Economia, Notícias

Santo André lança projeto ‘Turismo Industrial e de Inovação’

Santo André lança projeto ‘Turismo Industrial e de Inovação’
Primeira visita oficial ocorreu nesta terça-feira (16) na empresa Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas. Foto: Jaqueline Duarte/PSA

A Prefeitura de Santo André deu início ao projeto “Turismo Industrial e de Inovação”, mais uma iniciativa visando trazer benefícios sociais e econômicos para a cidade. A primeira visita oficial ocorreu nesta terça-feira (16) na empresa Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas. O conceito tradicional desta atividade consiste em uma visita monitorada a uma indústria, empresa ou instituição. Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados. Dias antes, durante período experimental do projeto, a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Rhodia também receberam visitas.

“Esta é mais uma ferramenta que criamos visando o desenvolvimento da cidade. Trocando informações e conhecimentos com as empresas, os munícipes podem construir ideias que geram crescimento para todos”, disse o prefeito Paulo Serra. Qualquer empresa que queira abrir as portas para uma visita monitorada poderá firmar um termo de cooperação com a Prefeitura.

Numa visita monitorada a uma determinada empresa, o visitante tem a oportunidade de viver uma experiência única, já que além de conhecer o modo de produzir, conhecerá de perto uma determinada marca ou produto, seja ele um consumidor, um estudante, um professor, um fornecedor ou um cliente em potencial. Em Santo André, o projeto abrangerá não só as indústrias, mas também empresas e instituições de ensino, especialmente grandes empresas prestadoras de serviços, com atenção especial a empresas inovadoras e criadoras de novas tecnologias, buscando aproximar os mais diversos atores econômicos na contribuição para um ambiente de inovação.

As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa. O empreendimento define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção. Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento da marca das empresas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes que envolvam vários segmentos e interesses do público, como a história, a cultura e a gastronomia locais.

 Contato – A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto “Turismo Industrial e de Inovação Santo André” e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail rgallino@santoandre.sp.gov.br ou pelos telefones 4433-0752 e 4433-0198.

Agenda:

Dia 17/10 – Visita à UFABC – Universidade Federal do ABC

Dia 17/10 – Visita ao SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Dia 18/10 – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – 40 vagas

Manhã
Saída: Paço Municipal de Santo André (próximo ao espelho d’água), às 9h. Retorno do IMT às 11h30.

Dia 18/10 – Instituto Mauá de Tecnologia – 40 vagas

Tarde
Saída: Paço Municipal de Santo André (próximo ao espelho d’água), às 15h. Retorno do IMT às 17h30.

Dia 19/10 – Visita à Rhodia – Unidade Têxtil Santo André

As inscrições deverão ser realizadas através do link: www.girovantagens.com.br/inovacao/. Haverá ônibus ou micro-ônibus para transportar os visitantes para todas as visitas com saída do Paço Municipal de Santo André (próximo ao espelho d’água).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*