Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André lança documento com trabalhos acadêmicos focados no desenvolvimento do ABC

O programa Santo André 500 anos conta com um Comitê Acadêmico com representantes de 25 instituições de ensino do ABC. Foto: Angelo Baima/PSA
O programa Santo André 500 anos conta com um Comitê Acadêmico com representantes de 25 instituições de ensino do ABC. Foto: Angelo Baima/PSA

Inédito na região e parte do programa Santo André 500 Anos, material compila produções de alunos de graduação, mestres e doutores de nove universidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e São Paulo

A Prefeitura de Santo André lançará nesta sexta-feira (29), às 19h30, documento com trabalhos acadêmicos focados no desenvolvimento da região, apresentados durante o I Congresso Regional Universitário do ABC. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021.

O documento reúne 32 trabalhos acadêmicos conduzidos por alunos de graduação, mestres e doutores de nove universidades de Santo André, São Bernardo , São Caetano, Mauá e São Paulo. O lançamento será no auditório da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) do Centro Universitário Fundação Santo André.

“A academia tem papel essencial para a descoberta de soluções de problemas e para a busca de novas tecnologias. Nosso congresso foi realizado justamente com este propósito, mas com o diferencial de que tem os desafios de nossa região como foco”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Com pesquisas nas áreas de desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e ambiental, desenvolvimento humano, além de gestão e inovação, os Anais do I Congresso Regional Universitário são a materialização de uma iniciativa inédita de diálogo focado na multiplicação de conhecimento entre pesquisadores e gestores públicos que pensam o ABC.

No mesmo sentido, a coordenadora do I Congresso Regional Universitário, Ana Paula Lepori, que também coordena o Santo André 500 Anos, programa que visa o planejamento de longo prazo da cidade até o ano de 2053, vê na cooperação entre a gestão pública e pesquisadores locais uma ferramenta fundamental para o avanço do ABC.

“Um planejamento estratégico precisa ser colaborativo, dispor de informações, dados, reflexões e análises, e a universidade é um agente fundamental nesse processo”, argumenta Lepori. “O I Congresso Regional Universitário trouxe pra o ‘Santo André 500 Anos’ pesquisas dentro dos quatro eixos estruturantes do programa, com um amplo espectro de reflexões e dados sobre a realidade regional”, explica a Doutora em arquitetura, que é também integrante do Comitê Acadêmico que dá suporte ao congresso.

O programa Santo André 500 anos conta com um Comitê Acadêmico com representantes de 25 instituições de ensino do ABC.

Para o membro do Comitê Acadêmico e professor da Universidade Metodista, STRONG/ESAGS e Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Sandro Renato Maskio, que avaliou trabalhos relacionados aos eixos Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Econômico, a cidade depende da geração de conhecimento acadêmico para planejar ações que se traduzam no crescimento da economia e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população.

“O processo de desenvolvimento econômico não ocorre por forças exógenas, e muito menos em curto espaço de tempo. É essencial definir um planejamento de médio e longo prazos com vistas a fomentar a atividade produtiva, os segmentos de maior capacidade de geração de valor adicionado, competitividade e melhora do ambiente de negócios. É justamente este desafio que o programa Santo André 500 Anos quer encarar”, destaca o economista.

Aula aberta Santo André 500 Anos

Além do lançamento dos Anais do I Congresso Regional Universitário, o evento também contará com uma aula aberta para a apresentação do Santo André 500 Anos. O objetivo é divulgar e discutir a importância do programa como ferramenta de planejamento de longo prazo, bem como tornar públicos os projetos associados a ele. A entrada do evento é gratuita.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*