Últimas Notícias

Santo André faz operação de limpeza na região das avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio de equipes da Defesa do Patrimônio da Prefeitura de Santo André e da Guarda Civil Municipal, realizou uma grande ação de zeladoria na região das avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, na manhã desta terça-feira (6). A operação, batizada de ‘Santo André Joga Limpo’, removeu 14 toneladas de resíduos, além de promover a substituição e instalação de 12 novas papeleiras no canteiro central da avenida Prestes Maia.

Composta por uma equipe com mais de 40 profissionais de diversas áreas e setores, a iniciativa percorreu também as ruas do entorno e próximas aos viadutos Tamarutaca e Engenheiro Luis Meira, como avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira e rua Almeida Garret. O objetivo principal da mobilização foi trazer mais limpeza para os munícipes que residem nas proximidades, além de coibir o descarte incorreto de resíduos por parte dos moradores em situação de rua.

“A operação de hoje faz parte das diretrizes municipais para reduzir os problemas ocasionados pelo descarte de lixo nesta região. A ideia é que futuramente seja feito plantio de árvores nestas áreas”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Semasa também realizou a limpeza mecanizada em toda a extensão da avenida Prestes Maia, nos dois lados da via. Uma equipe de ‘cata papel’ também foi mobilizada para recolher pequenos resíduos nas praças, canteiros e áreas verdes da região. Uma equipe de varrição atuou próximo às margens do córrego dos Meninos para retirar detritos presos na vegetação.

Apesar da ação pontual desta terça, as equipes da autarquia atuam diariamente na região da avenida Prestes Maia fazendo a limpeza de resíduos descartados de forma irregular. Neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 205 viagens para remoção de 307,5 toneladas de lixo, ao custo de mais de R$ 206 mil.

A proposta do Semasa é levar a ‘Operação Santo André Joga Limpo’ para outros pontos da cidade que também sofrem com descarte irregular de resíduos, mobilizando os setores para a limpeza, zeladoria e abordagem social, com o objetivo de qualificar estes locais. Dentro do Plano de Metas da Administração municipal, a previsão é eliminar 17 pontos de descarte ilegal de lixo de Santo André até 2024, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*