Últimas Notícias

Santo André faz consulta pública via aplicativo para revisão do Plano Diretor de Turismo

Santo André quer ouvir a opinião da população para concluir a revisão do Plano Diretor de Turismo, que terá vigência de 2021 a 2024. O documento, além de fazer uma análise detalhada do segmento, traça diretrizes e metas para a condução das ações de gestão e incentivo ao turismo municipal e é fundamental para que Santo André possa concorrer ao título de Município de Interesse Turístico, que possibilita o acesso a verbas específicas para o setor. 
 
Para isso, a prefeitura realiza, até o dia 7 de julho, uma consulta pública por meio do aplicativo Colab, além de uma audiência pública que acontece no auditório Heleny Guariba, dia 30 de junho, às 19h.
 
“A participação da população neste importante marco do turismo em Santo André é fundamental para desenvolvermos as melhores políticas públicas na área. Desta forma, teremos o fortalecimento dos atrativos da cidade, atração de mais visitantes e desenvolvimento da cadeia turística, ampliando assim o emprego e renda em Santo André. Temos a intenção de nos tornarmos Município de Interesse Turístico e este é um passo essencial para conseguirmos conquistar o que almejamos”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
 
Para baixar o Colab basta acessar a loja de aplicativos do celular e baixar o item gratuitamente. Após realizar o cadastro, que também dá ao usuário o acesso ao canal de registro de ocorrências, sugestões e solicitações de serviços em todas as áreas da Prefeitura remotamente, o munícipe deve clicar no ícone “Revisão do Plano Diretor de Turismo” e então responder as questões que aparecem em seguida. Também é possível acessar o Colab pela internet e através do link: https://consultas.colab.re/revisaopdtsa2021
 
Para participar da audiência pública é preciso, no entanto, fazer inscrições antecipadas, já que por conta dos protocolos de combate ao coronavírus, há um limite de 40 pessoas dentro do recinto. O Auditório Heleny Guariba fica na Praça IV Centenário, s/nº, no Paço Municipal, com acesso pelo saguão do Teatro Municipal. As inscrições para participação devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec9bLzFz_tWeOCUTCusfcJSbSuNJDhfza4GSM9crWOGoAceA/viewform
 
Finalizado o prazo para consulta pública e após a audiência, as sugestões coletadas poderão ser inseridas ao texto base do Plano Diretor de Turismo, que passou por revisão da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego em abril e maio deste ano. Esta é a primeira revisão do Plano Diretor de Turismo de Santo André, que foi criado em julho de 2018, com a aprovação da lei 10099/2018. A lei estipula um prazo de três anos para a revisão do Plano, que termina no próximo mês.
 
Efeitos da pandemia – A revisão do Plano Diretor de Turismo justamente agora, momento em que o segmento se esforça para sobreviver aos efeitos da pandemia de coronavírus, adquire uma importância ainda maior ao possibilitar que ações sejam repensadas, bem como novas estratégias desenvolvidas, e a análise do que pode e o que não pode mais servir como políticas públicas para o setor.
 
De acordo com Banzato, o que se pretende é trazer a esta revisão os caminhos promissores e bem definidos, dentro dos apontados por organizações e especialistas em turismo do Brasil e do mundo, para a retomada do setor de turismo em Santo André, através da priorização de eixos e programas com possibilidade de início imediato e que antes estavam previstos para o futuro ainda sem prazos estabelecidos, mas que agora poderão assumir o protagonismo na retomada das atividades.
 
Para mais informações e acesso ao texto base na íntegra e aos anexos da revisão do Plano basta acessar o link https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/revisao-do-plano-diretor-de-turismo-de-santoandre-ano-2021/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*