Esportes, Paulistão

Santo André estreia em casa e São Bernardo, fora

Neste ano, o São Bernardo chegou as quartas, mas parou no Palmeiras de Alecsandro. Foto:  Mauro Horita/AGIF/Folhapress

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou ontem (1º) a tabela do Campeonato Paulista da Série A1 de 2017, que terá início em 4 de fevereiro e a final em 7 de maio. Entre as equipes do ABC, o Santo André estreará em casa, enquanto o São Bernardo jogará fora.

O Ramalhão vai voltar à elite do futebol paulista na partida contra o Ituano, no Bruno José Daniel. O São Bernardo, por sua vez, medirá forças com o Novorizontino, no Interior do Estado.
Santo André e São Bernardo farão o dérbi regional na quarta rodada, com mando do Ramalhão.

O São Bernardo está no Grupo A, que ainda tem Corinthians, Ituano e Botafogo. O Ramalhão figura no C, ao lado de Palmeiras, São Bento e Novorizontino. Pelo regulamento da A1, equipes do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.

No confronto com os chamados “grandes”, o São Bernardo leva vantagem sobre o rival regional, já que fará duas partidas em casa e uma fora, enquanto o cruzamento para o Santo André será o oposto – duas como visitante e uma como mandante.

O Tigre vai encarar São Paulo e Santos no Primeiro de Maio e medirá forças com o Palmeiras fora. O Ramalhão, por sua vez, receberá o Santos e enfrentará Corinthians e São Paulo fora de casa.

Ambos, porém, farão seis partidas em casa e seis fora.

Como será

O Paulistão será disputado por 16 clubes, divididos em quatro grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à segunda fase, de mata mata. Os dois piores da fase de grupos, independentemente dos grupos, serão rebaixados à Série A2.

A FPF adiou em uma semana o início da primeira divisão do campeonato. Inicialmente marcado para 29 de janeiro, o torneio começará no fim de semana seguinte. A entidade ainda não informou que jogos serão realizados no sábado e domingo.

A federação afirmou em nota, ontem, que o adiamento foi feito para que “sejam cumpridos os períodos de férias e pré-temporada a que os jogadores têm direito”.

O período de férias havia ficado mais curto com o adiamento da última rodada do Brasileiro, de 4 para 11 de dezembro, devido ao luto decretado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após o acidente aéreo que vitimou 19 jogadores da Chapecoense, além de diretores e membros da comissão técnica do clube. No total, 71 pessoas morreram.

Atual campeão, o Santos estreia no Paulista de 2017 diante da Linense, enquanto o São Paulo visita o Audax, vice-campeão. O Corinthians encara o São Bento em Sorocaba, e o Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque.

A principal alteração pa­ra o Paulistão de 2017 está no mata-mata após a fase de grupos. Ao contrário das edições anteriores do Estadual, as quartas de final e semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Outra novidade na edição 2017 é que o torneio será composto por 16 agremiações, quatro a menos do que nos anos anteriores. Em 2015, seis equipes caíram para a Série A2, enquanto apenas duas subiram.

Com a redução no número de times participantes, o campeonato passa a ter 12 datas na primeira fase, ao invés de 15 – no total, contando com as quartas, semifinais e finais, serão realizadas 18 rodadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*