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Santo André cria Sistema de Atendimento para Câmara

Seno: “o programa é fácil de usar e diminuirá o custeio”. Foto: Júlio Bastos/PSAPara agilizar o dia a dia e facilitar o trabalho entre o Executivo e Legislativo, a Secretaria de Administração e Modernização, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Santo André, apresentou na Câmara, ontem (25), o novo Sistema Integrado de Atendimento (SIA).

O programa agiliza os pedidos encaminhados por meio dos gabinetes, possibilitando que os responsáveis cadastrem os requerimentos e afins diretamente no sistema. Além de acompanhar os pedidos e criar relatórios, otimizando o cotidiano, a prefeitura efetuará economia ao trazer o projeto de modo eletrônico, sem mais usar o papel. Cerca de 5 mil processos por mês são disparados pelas equipes dos vereadores.

“O sistema traz processo eficiente, moderno e ágil para registrar as demandas dos vereadores. O programa é fácil de usar e diminuirá o custeio, ajudando no uso inteligente do recurso público”, afirmou o secretário adjunto de Administração e Modernização, Pedro Seno.

No sistema, o usuário poderá atender o munícipe de forma rápida, registrando a reclamação/pedido e acompanhando o andamento da ocorrência. Os serviços ficarão concentrados em um mesmo local, trazendo respostas mais precisas. O programa estará em funcionamento a partir de maio.

“Há uma gama de situações que ficarão mais ágeis com este sistema, ajudando não só o trabalho dos vereadores, mas principalmente a vida dos munícipes. O desenvolvimento do sistema internamente gerou economia de até R$ 1 milhão, caso contratássemos de algum serviço terceirizado”, disse Renato Garcia, diretor de modernização. O SIA continuará em estudo, para, posteriormente, ser utilizado nas atividades realizadas no plenário da Câmara.

Gestão de documentos
Outro ponto em que a Prefeitura de Santo André está atualizando o processo é na gestão de documentos. Atualmente, 880 mil processos estão armazenados em um galpão, sem espaço e passando por deterioração. Já foi iniciada confecção de uma tabela de temporalidade, passando os documentos do papel para o sistema eletrônico e assim eliminando os itens antigos.

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