Minha Cidade, Santo André, Sua região

Santo André cria 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19; taxa de ocupação é de 63,09%

Leitos foram instalados no Centro Hospitalar Municipal, que a partir de agora, passa a contar com 82 leitos de UTI Adulto e dois leitos de UTI Infantil para pacientes infectados pelo coronavírus. Foto: Divulgação/PSA
Leitos foram instalados no Centro Hospitalar Municipal, que a partir de agora, passa a contar com 82 leitos de UTI Adulto e dois leitos de UTI Infantil para pacientes infectados pelo coronavírus. Foto: Divulgação/PSA

A Prefeitura de Santo André criou 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com covid-19. Os leitos foram instalados no Centro Hospitalar Municipal (CHM), que a partir de agora, passa a contar com 82 leitos de UTI Adulto e dois leitos de UTI Infantil para pacientes infectados pelo coronavírus.

O município possui ainda outros 40 leitos de Suporte Ventilatório UTI instalados nos dois hospitais de campanha e cinco leitos no Hospital da Mulher.

“O planejamento e infraestrutura de Santo André vem garantindo atendimento a todos os andreenses e capacidade hospitalar instalada ao longo de toda pandemia. Mesmo com a desmobilização do Hospital de Campanha Bruno Daniel, não nos desfizemos dos leitos, realocando-os na nossa rede. Agora, com a crescente dos casos, em resposta ao período de festas de fim de ano, nos antecipamos e criamos mais 20 leitos de UTI, aptos a receber pacientes que necessitem de suporte ventilatório”, assegurou o prefeito Paulo Serra.

Segundo o mais recente boletim, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santo André é de 63,09%, considerando equipamentos públicos e privados.

O município se mantém estruturado para o atendimento aos pacientes, uma vez que foi o primeiro da região a montar hospitais de campanha, mantendo dois em operação (Pedro Dell’Antonia e UFABC). Na área hospitalar, há também o CHM e o Hospital da Mulher, estruturados para receberem pacientes que necessitem de internação.

“Os 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento à covid-19 estão prontos e já foram habilitados pelo Governo do Estado”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires. Santo André conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19, além do suporte de UPAs e Unidades de Saúde para assistência, encaminhamento e diagnóstico da doença.

Unindo agilidade e estratégias humanizadas para cuidar de pessoas, a cidade atingiu a marca de 31.135 pacientes recuperados (altas médicas e isolamento domiciliar) e 115.952 testes realizados para detecção da doença até o dia 3 de fevereiro de 2021. Além disso, a administração municipal já vacinou 17.376 pessoas contra a covid-19.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*