Últimas Notícias

Santo André apresenta planejamento do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Em mais um passo rumo à consolidação do Parque Tecnológico de Santo André, a Prefeitura apresentou nesta quarta-feira (19) o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), um dos braços que sustentará os trabalhos do Parque, unindo diferentes áreas. O prefeito Paulo Serra recebeu em seu gabinete o ex-senador José Aníbal, que acompanhou a explanação de como funcionará o espaço.

O Centro de Inovação terá local físico dentro do Parque Tecnológico, que ficará na antiga área da Rhodia Química, em cerca de 7.000 metros quadrados de área construída. O piso térreo trará áreas de exposição, eventos, apresentações, treinamentos, entre outros. Já o piso superior reservará salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, entre outras atividades. Assim, os interessados poderão participar por concessão aberta, direcionada, locação de espaços, parcerias institucionais e naming rights.

O projeto executivo segue em realização, com fase de consolidação e licitação programados para o segundo semestre deste ano. A expectativa de entrega é entre 2022 e 2023. Para a construção serão investidos R$ 27 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, somados a R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura.

No eixo principal, o Cite será a referência no Ambiente de Negócios, unindo ainda as áreas públicas credenciadas e as Conectividades – Projetos Demonstrativos. Nos eixos de Competitividade das Empresas e Cultura Empreendedora e de Inovação, entram os diferentes eventos referentes aos assuntos, o Bureau de Serviços, as áreas privadas com incentivos fiscais e ainda a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estamos aos poucos tirando do papel este sonho que é o Parque Tecnológico. Na verdade ele já funciona de forma online e trouxe diversos frutos, mas com o espaço físico haverá um acréscimo de funções e atividades, que nos trará uma cidade ainda mais moderna, completa e funcional. O Cite é um exemplo dos novos tempos de Santo André”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Ações de inovação – O Hub de Inovação, desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs da região, promovendo maior integração e fortalecimento do ecossistema de inovação do ABC.

Já o Bureau de Serviços é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André faz parte do Parque Tecnológico de Santo André, e oferece mais de 120 serviços.

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC. Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com o Cite.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*