Últimas Notícias

Santo André adere à campanha de diversidade da Rede Mercocidades

Nesta semana, a Prefeitura de Santo André aderiu formalmente à campanha ‘A Diversidade que há em você’ (La Diversidad que hay em Ti), da Rede Mercocidades. Para tanto, o prefeito Paulo Serra (PSDB) assinou um termo de adesão. A mobilização foi aprovada durante encontro da Rede Mercocidades realizado em dezembro de 2018, em La Paz. A iniciativa tem por objetivo intensificar a integração da região e a inclusão de forma que se valorize a diversidade cultural sul-americana. Visa ainda orientar as ações e políticas públicas das cidades que integram a entidade.

Santo André é sub-coordenadora da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades e organiza, em setembro, a reunião anual da entidade. Como parte das ações realizadas pela Prefeitura de Santo André de incentivo à campanha ‘A Diversidade que há em você’ estão a preparação de série de atividades de divulgação em seus canais nas redes sociais.

“Esta é uma importante ação para estimular a preservação da diversidade cultural e a integração da nossa gente. Conceitos importantes para a consolidação da Santo André do futuro. Uma cidade cada vez mais inclusiva, conectada e justa”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Dia Internacional dos Povos Indígenas – Santo André apoia também ações relacionadas ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 9 de agosto. A cidade tem série de ações com vistas à valorização da cultura dos povos nativos. Exemplo disso é a criação do ‘Projeto Raízes’, uma iniciativa dos professores da Creche João de Deus, na Vila Suíça. O projeto pedagógico sobre culturas indígenas brasileiras recebeu a visita de índios da Aldeia Guyrapaju.

Em julho passado, a EMIA Aron Feldman realizou um encontro sobre brincadeiras indígenas, uma capacitação para arte-educadores da escola sobre a cultura Guarani com o mediador Roger Muniz.

A atividade teve por objetivo estimular as relações entre jogos e brincadeiras indígenas e as linguagens artísticas. E ainda durante a Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades será realizada uma Feira Indígena. Outra iniciativa é a realização da Mostra de Microcontos com tema ‘Trilhas Originárias: Heranças Indígenas’ (bit.ly/festadosul2019). As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto.

Rede Mercodidades – Mercocidades é a principal rede de governos locais do Mercosul. Fundada em 1995, por iniciativa de prefeitos e autoridades dessa região, tem o objetivo de favorecer a participação das cidades num processo de integração regional, fomentar o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os municípios, incidir nas agendas nacionais, regionais e mundiais, criar políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.

Atualmente conta com 349 cidades-membro de 10 países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Os encontros das cidades da rede são organizados em Unidades Temáticas (UT) que abrangem vários assuntos de interesse dos municípios, entre eles a Cultura.

UT Cultura – A Unidade Temática Cultura promove o debate acerca do desenvolvimento cultural das cidades e as possibilidades de promover políticas culturais inclusivas e respeitosas baseadas na diversidade cultural. Fomenta o intercâmbio e a cooperação cultural horizontal visando reforçar o desenvolvimento da região. Também promove a articulação com outras redes culturais internacionais, com o objetivo de gerar espaços de troca de ideias e de boas práticas de gestão cultural das cidades de todo o mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*