Minha Cidade, Santo André, Sua região

Sabesp se antecipa à despoluição do Tamanduateí com obras em S.André

Sabesp se antecipa à despoluição do Tamanduateí com obras em S.André
Interligações de rede próximas ao
córrego Guarará vão beneficiar
cerca de 50 mil moradores. Fotos: Cedric Czar especial para o DR

Gerentes e técnicos da Sabesp realizaram, na última semana, vistoria nas obras para despoluição do córrego Guarará localizadas na Rua Miguel Couto, em Santo André. As intervenções são antecipação à despoluição do Tamanduateí e integram o programa estadual Córrego Limpo, que está sendo implementado na cidade.

Sabesp se antecipa à despoluição do Tamanduateí com obras em S.André“A meta da companhia é despoluir todos os grandes córregos que cruzam o município de Santo André e deságuam no rio Tamanduateí. Já foram realizadas ações nos córregos Itrapoã e Comprido, que apresentaram melhorias significativas”, destacou a empresa.

O programa Córrego Limpo é essencial para a despoluição do rio Tietê, já que todos os cursos d’água da Grande São Paulo acabam desaguando, de alguma forma, dentro dele. O córrego Guarará é hoje um dos maiores poluidores do Tamanduateí, que também deságua no Tietê.

As obras de interligação de redes próximas ao córrego Guarará, iniciadas em janeiro deste ano, vão bene­ficiar cerca de 50 mil moradores de bairros como Vila Pires, Parque Marajoara e Vila Progresso, entre ou­tros, elevando em 6% o índice de esgoto tratado do município. A conclusão da obra está prevista para maio deste ano.

“Queremos chegar a 75% de esgoto tratado em Santo André até 2022. Essas obras vão elevar o tratamento de esgoto do município de 42% para esse porcentual. Esse trabalho vai me­lhorar as condições de córregos como Guarará e Itrapoã, levando mais qualidade de vida para a região”, destacou Jair Manoel da Silva, gerente da Sabesp em Santo André.

Além de obras para limpeza dos córregos, a Sabesp realiza trabalho de conscientização junto à população, para que evite o lançamento de lixo e entulho nos córregos, denunciando irregularidades e não fazendo ligações clandestinas.

SERVIÇOS

A Sabesp assumiu os serviços de água e esgoto de Santo André em setembro de 2019 e, além de intervenções para elevar o índice de tratamento de dejetos, anunciou pacotes de obras para garantir o abastecimento aos morado­res e colocar fim aos problemas de falta d’água que afetavam vários bairros da cidade. O contrato de 40 anos prevê que os investimentos da Sabesp em Santo André serão de cerca de R$ 917 milhões durante o período.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*