
córrego Guarará vão beneficiar
cerca de 50 mil moradores. Fotos: Cedric Czar especial para o DR
Gerentes e técnicos da Sabesp realizaram, na última semana, vistoria nas obras para despoluição do córrego Guarará localizadas na Rua Miguel Couto, em Santo André. As intervenções são antecipação à despoluição do Tamanduateí e integram o programa estadual Córrego Limpo, que está sendo implementado na cidade.
“A meta da companhia é despoluir todos os grandes córregos que cruzam o município de Santo André e deságuam no rio Tamanduateí. Já foram realizadas ações nos córregos Itrapoã e Comprido, que apresentaram melhorias significativas”, destacou a empresa.
O programa Córrego Limpo é essencial para a despoluição do rio Tietê, já que todos os cursos d’água da Grande São Paulo acabam desaguando, de alguma forma, dentro dele. O córrego Guarará é hoje um dos maiores poluidores do Tamanduateí, que também deságua no Tietê.
As obras de interligação de redes próximas ao córrego Guarará, iniciadas em janeiro deste ano, vão beneficiar cerca de 50 mil moradores de bairros como Vila Pires, Parque Marajoara e Vila Progresso, entre outros, elevando em 6% o índice de esgoto tratado do município. A conclusão da obra está prevista para maio deste ano.
“Queremos chegar a 75% de esgoto tratado em Santo André até 2022. Essas obras vão elevar o tratamento de esgoto do município de 42% para esse porcentual. Esse trabalho vai melhorar as condições de córregos como Guarará e Itrapoã, levando mais qualidade de vida para a região”, destacou Jair Manoel da Silva, gerente da Sabesp em Santo André.
Além de obras para limpeza dos córregos, a Sabesp realiza trabalho de conscientização junto à população, para que evite o lançamento de lixo e entulho nos córregos, denunciando irregularidades e não fazendo ligações clandestinas.
SERVIÇOS
A Sabesp assumiu os serviços de água e esgoto de Santo André em setembro de 2019 e, além de intervenções para elevar o índice de tratamento de dejetos, anunciou pacotes de obras para garantir o abastecimento aos moradores e colocar fim aos problemas de falta d’água que afetavam vários bairros da cidade. O contrato de 40 anos prevê que os investimentos da Sabesp em Santo André serão de cerca de R$ 917 milhões durante o período.