Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

S.Caetano realiza simulado de emergência na quinta

Defesa Civil da cidade realiza anualmente simulações visando ao treinamento dos profissionais. Foto: Alexandre Yort/PMSCS

A Defesa Civil de São Caetano vai coordenar nesta quinta-feira (29), a partir das 9h30, simulado de atendimento a emergência com a participação de centenas de profissionais de forças de segurança, saúde e empresas da cidade. O treinamento terá início com a simulação de uma explosão seguida de incêndio dentro da Transpetro, no Bairro Prosperidade, e posterior intoxicação de moradores por inalação de fumaça na Rua Rafael Sampaio Vidal.

Participarão do treinamento a Secretaria de Segurança da Prefeitura, por meio da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) 199; o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar; o Samu e o Hospital de Emergências Albert Sabin Sabin; a Secretaria de Mobilidade Urbana; e as empresas que participam do Plano de Auxílio Mútuo: Transpetro, Utingás, Novelis, Alcoa, AkzoNobel e General Motors.

“Essa atividade tem o intuito de mensurar nossa capacidade de resposta a uma emergência desta magnitude. A ação vai começar com uma explosão na Transpetro e a imediata contenção do incêndio e atendimento às vítimas na empresa e no entorno. Com o simulado saberemos a quantidade de recursos necessários para enfrentar uma ocorrência como essa. Também poderemos verificar quantas vítimas temos capacidade de atender em nosso Hospital de Emergências e para onde teríamos de encaminhar as demais”, explicou o coordenador da Defesa Civil de São Caetano, Carlos Eduardo Barbi.

Trânsito

O atendimento à ocorrência fictícia terá reflexos no trânsito da região, pois os agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana vão estabelecer desvios de vias para facilitar a chegada das vítimas ao Hospital de Emergências. “Depois de terminado o treinamento todas as forças envolvidas vão colaborar na elaboração de um plano de contingenciamento para situações como a do simulado”, informou Barbi.

A Defesa Civil de São Cae­tano realiza anualmente simulações de emergência de grande porte, para manter bem treinados os profissionais responsáveis pela atuação em uma situação real. A atividade integra o calendário da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Acidentes e Desastres.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*