Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

S.Bernardo propõe plano ao Imasf para viabilizar obra parada de hospital

Morando e diretores do Imasf vistoriaram obras do complexo hospitalar no Nova Petrópolis. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo apresentou, ontem (28), ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo (Imasf) plano para finalizar o antigo projeto de construção de hospital, que fica localizado no quadrilátero formado pelas ruas Dom Luiz, Dom Paulo Mariano, avenida Imperador Pedro II, e alameda Princesa Isabel, no Bairro Nova Petrópolis.

O projeto foi idealizado em 1976, retomado em 2006 e teve os serviços paralisados em 2012, somente com a parte estrutural e a fachada finalizadas (sem acabamentos internos). O projeto compreende um complexo hospitalar com três subsolos e sete pavimentos, com estrutura para funcionamento de pronto-socorro, centro cirúrgico, UTI, andares para internação e demais serviços, com capacidade para 250 leitos. Com 15.600 metros quadrados de área útil, a obra já consumiu aproximadamente R$ 40,3 milhões (valores atualizados pelo IGPM).

Durante vistoria ao local, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em consenso com o superintendente da autarquia, Luiz Carlos Gonçalves da Silva, afirmou que o plano inicial para solução do impasse seria a aprovação de uma proposta de parceria do instituto com a administração municipal.

“O que temos hoje é um problema causado por gestões anteriores, porque uma obra precisa ser pensada para iniciar e terminar. Se o Imasf aprovar a parceria, a prefeitura vai propor ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), baseado em um valor justo, que no lugar de construir um Hospital da Mulher no Rudge Ramos, o espaço seja utilizado. Com o recurso, a prefeitura pagaria autarquia, que busca equilíbrio financeiro, e o uso do novo hospital seria compartilhado com atendimento dos servidores do Imasf”, afirmou Morando.

“A proposta do prefeito é um caminho, que tem como propósito solucionar um impasse. A viabilização de um hospital é fundamental para a nossa cidade e este complexo está com a obra por finalizar. É um projeto grande, que precisa ser concluído”, destacou o superintendente da autarquia.
Além de Morando e de Luiz Carlos Gonçalves, a vistoria ao espaço foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Geraldo Reple, pelo titular da Administração, Pedro Pinheiro, e demais integrantes da direção do instituto.

O Imasf é uma autarquia municipal, responsável pelo gerenciamento do plano de saúde dos servidores públicos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*