Esportes, Futebol

S.Bernardo apresenta Sérgio Vieira como novo técnico

O São Bernardo apresentou ontem (13) seu trei­nador para a temporada de 2017. Trata-se do português Sérgio Vieira, que se destacou neste ano dirigindo a Ferroviá­ria durante o Campeonato Paulista e também passou, sem o mesmo sucesso, pelo América-MG.

Conhecido por ser um estudioso do futebol, Sérgio Vieira terá a missão de dirigir o São Bernardo naquele que promete ser o ano mais auspicioso da história do clube, iniciada em 2004. Além da disputa do Paulistão, no primeiro semestre, o Tigre vai jogar o Brasileiro da Série D na segunda metade do ano – quando, enfim, colocará em prática antigo projeto de nacionalização.

“Adquiri muita experiência no próprio Paulistão, na Série A e em outros torneios que disputei. O São Bernardo fez um grande estadual, e vejo que podemos montar um elenco forte para repetir a campanha deste ano e fazer uma boa Série D. Queremos buscar os objetivos traçados em nosso planejamento”, afirmou Vieira, ao lembrando que o Tigre chegou neste ano pela primeira vez às quartas de final do Estadual.

Após jogar em clubes pequenos de Portugal, Sérgio Vieira pendurou precocemente as chuteiras e formou-se em treinador. Atuou durante dez anos como auxiliar técnico em equipes co­mo Acadêmica de Coimbra e Sporting. No ano passado, durante uma visita que fez ao Atlético-PR, foi convidado a comandar o sub-23 do Furacão. Foi seu primeiro trabalho no Brasil.

Uma parceria do Atlético-PR com o Guaratinguetá levou o técnico ao Vale do Paraíba. Lá, Sérgio Vieira salvou a Garça – que disputava a Série C – do rebaixamento.

Porém, foi na Ferroviária que o técnico ganhou projeção nacional, com um futebol moderno e resultados expressivos no Paulistão deste ano – após vitória sobre o Palmeiras e empate com o Corinthians, ganhou até o elogios de Tite, então treinador do alvinegro, hoje na seleção brasileira.

Após brigar pela classificação durante quase toda a primeira fase, a Ferroviá­ria caiu de rendimento e, com o time ameaçado pelo rebaixamento, Sérgio Vieira acabou demitido. Assumiu o América-MG em junho, durante a disputa do Brasileiro, mas sua passagem durou 35 dias – caiu após sequência de seis derrotas no Nacional.

Novo presidente

Vieira foi apresentado pe­lo novo presidente do Tigre, Thiago Ferreira, que assume o comando do clube no lugar de seu pai, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

Sérgio Vieira (centro): “Adquiri muita experiência no Paulistão, na Série A e em outros torneios que disputei”. Foto: Divulgação/São Bernardo FC

Com anúncio do Tigre, representantes do ABC na elite já têm treinadores definidos

Com o anúncio da contratação do português Sérgio Vieira, ontem (13), São Bernardo e Santo André – os dois representantes do ABC no Campeonato Paulista da Série A1 no próximo ano – já têm seus treinadores definidos.

No fim de setembro, o Santo André anunciou o acerto com Toninho Cecílio, que volta ao Ramalhão após a conquista do Paulista da Série A2 pelo clube, em maio, e curta passagem pelo Bragantino.

Toninho Cecílio e Sérgio Vieira serão os responsáveis pela montagem dos elencos que vão disputar a elite do Estadual em 2017. Os trabalhos com os jogadores devem começar em dezembro, dois meses antes do início da competição.

O técnico do Santo André já sabe que ao menos seis jogadores com os quais contou na campanha vitoriosa do time no primeiro semestre devem voltar ao Jaçatuba: os goleiros Diego e Zé Carlos, os zagueiros Samuel Teram e Diogo Borges e os volantes Diogo Orlando e Thiago Ulisses.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*