
As experiências exitosas de Santo André na área da educação serão apresentadas a partir de hoje (13) no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que acontece até sexta-feira (16) na cidade de Cascais, em Portugal. O encontro reunirá representantes das mais de 480 cidades que compõem a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), para a troca de experiências e o fortalecimento da rede que reúne municípios de 36 países.
A secretária adjunta de Educação, Gilzane Machi, vai levar ao congresso dados sobre iniciativas como o programa “Mais Saber”, que dá oportunidade a cerca de 1,7 mil alunos da rede municipal de ensino de permanecer duas horas a mais na escola diariamente. No período em que ficam a mais na escola, os estudantes participam de oficinas de artes, atividades rítmicas e recreativas, arte musical, sustentabilidade e cidadania, além de aulas de língua portuguesa e matemática.
O programa “Sou Amigo dos Cesas”, que atualmente oferece mais de 41 modalidades de cursos gratuitos em 12 Centros Educacionais de Santo André, com a participação de voluntários, também está entre as ações que serão apresentadas no congresso. Mais de 2 mil pessoas são beneficiadas pelo programa com aulas de artesanato, crochê, basquete, ginástica acrobática, futsal feminino, inglês, jiu-jitsu, entr outras.
“Diversas ações realizadas na cidade, não só pela Secretaria de Educação, mas por outras pastas, como a de Cultura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), vão ao encontro das propostas da associação. Então, vamos levar nossa experiência e também ter contato com novas ideias que possam deixar nossa cidade cada vez melhor”, afirmou Gilzane Macchi.
A ASSOCIAÇÃO
A Associação das Cidades Educadoras é uma entidade sem fins lucrativos que reúne governos locais comprometidos com a Educação de uma forma ampla, que se estende ao longo a vida de seus cidadãos. Foi criada em 1990, ocasião em que foi definida a Carta das Cidades Educadoras, que traz 20 princípios que norteiam uma cidade educadora.