As concessionárias de São Paulo, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), fazem uso da inovação e da tecnologia para melhorar a experiência dos usuários nas rodovias do Estado. Recentemente, por conta da pandemia da covid-19, surgiram novos mecanismos e outros mostraram sua eficiência no combate à propagação do vírus.
É o caso dos métodos de pagamento que evitam o contato humano e o manuseio de dinheiro. Um deles, já existente, é o pagamento automático por tags, utilizado por 60% dos usuários das rodovias concedidas (média entre os números das concessionárias). Durante a pandemia, em parceria com as operadoras do serviço, foram distribuídos mais de 52 mil desses dispositivos para motoristas profissionais que trafegam nas rodovias concedidas, como forma de incentivá-los a usar esse método de pagamento que evita o contato com dinheiro.
O uso dos totens de autoatendimento, recurso já existente, também foi ampliado durante a pandemia. Hoje, são 76 equipamentos espalhados pelos 10,8 mil quilômetros de rodovias concedidas, evitando o contato presencial e melhorando a experiência do usuário. Da mesma forma, wi-fi gratuito para acessar aplicativos e portais das concessionárias na internet facilitam pedidos de socorro e acesso a informações sobre as rodovias, também mantendo o distanciamento social.
“Inovação é algo que faz parte da rotina da Artesp Seja na formatação dos contratos, que significa o aperfeiçoamento das regras para um acordo mais benéfico à população, ou no apoio às concessionárias em buscar alternativas para soluções nas rodovias, a agência tem como objetivo levar para o usuário o melhor em atendimento”, afirma Milton Persoli, diretor geral da Artesp.
Novas tecnologias: NFC e Wi-fi
As concessionárias Ecopistas e Ecovias implementaram, no fim de abril, projeto-piloto em caráter excepcional devido à pandemia. Trata-se do pagamento por NFC em seus mais de 300 quilômetros de extensão, que incluem o sistema Anchieta-Imigrantes e o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. O NFC (Near Field Communication) – comunicação por proximidade, em tradução livre – é uma tecnologia que permite o pagamento de pedágio sem a necessidade de contato com o arrecadador, apenas com a aproximação dos dispositivos compatíveis, como cartões de débito ou crédito e até mesmo pulseiras e relógios que contam com a tecnologia.
Totens de atendimento também foram instalados em algumas rodovias. Os 76 equipamentos estão localizados nos Postos de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) das áreas administradas por Rota das Bandeiras, Cart, ViaRondon, Rodovias do Tietê, Ecopistas, Entrevias e Via Paulista. Os equipamentos permitem o contato direto, de forma remota, com o CCO (Centro de Controle Operacional) da concessionária para a solicitação de socorro ou informações.