Editorias, Notícias, Política

Roberto Jefferson destitui diretório do PTB em São Paulo

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, destituiu nesta segunda-feira (28), o diretório estadual do partido em São Paulo e determinou a nomeação de uma comissão provisória para comandar a sigla.

A decisão foi tomada após o ex-deputado ter promovido, no dia 17,  intervenção nos diretórios municipais e anulado as convenções partidárias nas cidades onde a sigla apoiaria candidatos de outros partidos, que fazem oposição ao Palácio do Planalto. Foram registrados casos em São Bernardo, Osasco e Presidente Prudente, em São Paulo, Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Em São Paulo, a manobra tirou do comando do PTB o deputado estadual Campos Machado. Dirigente histórico da legenda no Estado, o parlamentar havia fechado alianças em municípios que desagradaram Jefferson.

Em nota, Campos Machado disse que segue na presidência, mas o dirigente perdeu a autonomia do partido e terá que dividir com dois nomes bolsonaristas a executiva.

Procurada, a assessoria de Jefferson ainda não se manifestou.

Na semana passada, o Estadão teve acesso ao áudio de uma mensagem de WhatsApp atribuída a Jefferson que foi enviada a um correligionário de Presidente Prudente com um recado ao empresário Feiz Abbud (PTB), que havia sido escolhido vice de Laércio Alcântara (DEM). “Partido de Rodrigo Maia e (Davi) Alcolumbre (ambos do DEM) não dá para o PTB. Não vamos apoiar partido que é inimigo do Bolsonaro”, disse o dirigente. Em seguida, Jefferson ameaça anular a convenção e completa: “Não aceitamos coligação com partidos do Foro de São Paulo, PSDB, DEM”.

Em um documento obtido pelo Estadão, Jefferson cita o artigo 93 do estatuto para justificar a decisão e informa que tem essa prerrogativa “quando o diretório não houver eleito deputado federal e ou não tiver alcançado o porcentual estabelecido pela comissão executiva nacional”.

um comentário

  1. A/C
    Bob Jefferson ( Pres. Nacional)
    Chico Galindo e Jose Goes. (Pres. Estadual)
    Fabiana ( 1a-Secretária)
    Bom dia amigos,
    Sou Ademir Tavares do PTB, Cerquilho, estou filiado a chapa desde 1992, agora estou morando em Cerquilho, e gostaria de saber como vai ficar nossa posição com a saída do Deputado Campos Machado.
    Como nosso presidente aqui em Cerquilho nos abandonou na última hora, consegui compor a nominada e registrar uma nova Diretória, para que pudéssemos concorrer às eleições de 2020 e não ficar de fora.
    Caro amigo, gostaria de marcar uma reunião, para saber das mudanças e ideias que irão acontecer com nosso partido PTB.
    Sem mais fico no aguardo de uma posição, por parte de V.S.
    Atenciosamente
    Ademir Tavares – PTB Cerquilho
    Contato: (15) 99661.8941
    E-mail: atm.phoenix@yahoo.com.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*